No Salão de Nova York, montadora anuncia novo modelo esportivo

A Jaguar confirmou que produzirá um novo modelo esportivo, o F-TYPE. O anúncio foi feito durante a abertura do Salão do Automóvel de Nova York, nos EUA.

“Mostramos o conceito C-X16 em Setembro de 2011 e a reação tem sido tão incrivelmente positiva que estamos acelerando o desenvolvimento do novíssimo modelo esportivo da marca”, contou animado o diretor global da marca Jaguar, Adrian Hallmark. “O modelo se chamará F-TYPE e será apresentado ao público ainda neste ano, da exata maneira como estará disponível no mercado”.

Ainda segundo o executivo, “o principal apelo dos veículos Jaguar é seu espírito esportivo, cujo coração vai bater ainda mais forte no F-TYPE”. Para Hallmark, “sua produção é uma representação viva da confiança e ambição da marca Jaguar, e do desejo comum em nossos engenheiros e designers em produzir um veículo líder mundial no segmento, já que estivemos fora dele por tanto tempo”. Assim, a Jaguar retorna ao mercado de esportivos com a chegada do F-TYPE.

Utilizando o conhecimento pioneiro da Jaguar na construção de estruturas de alumínio, o F-TYPE será lançado também na versão conversível e com lugar para duas pessoas, cujo foco é proporcionar a máxima recompensa em prazer de dirigir ao condutor. Portanto, uma variedade de motores a gasolina também estarão disponíveis para uma inigualável performance esportiva.

Os protótipos de engenharia estão, agora, deixando a fábrica da Jaguar em Castle Bromwich, a mesma onde o F-TYPE será produzido. Ian Hoban, diretor de linha dos veículos Jaguar, comentou: “O desenvolvimento de engenharia do F-TYPE está focado em entregar um altíssimo nível de dinamismo e recompensa ao dirigir. Estamos empolgados pelo nosso progresso até o momento e muito ansiosos em poder logo demonstrar o que estamos conquistando”.

De acordo com o aclamado diretor de Design da Jaguar, Ian Callum, “um verdadeiro carro esportivo precisa ser puro em todos os seus propósitos e formas; ter a oportunidade de produzir um veículo assim para a Jaguar é um privilégio para mim e para toda minha equipe. O C-Type, o D-Type e o E-Type foram modelos realmente fiéis aos seus princípios, à época em que estavam, portanto o F-TYPE seguirá a tradição de renome nos dias de hoje, um novo período que logo mais se inicia”.

O F-Type entra na linha de produtos comerciais da Jaguar, hoje composta pelo XF (sedã e Sportbrake), XJ (sedã) e XK (cupê/cabrio). Os detalhes técnicos completos do F-TYPE serão apresentados ainda em 2012, e vendas globais previstas para meados de 2013.