A Ferrari dos trens de luxo entra em operação

italo_14A comparação é inevitável: só um carro da famosa escuderia seria tão rápido, avançado, sofisticado, italiano, vermelho e… construído sob o comando de ninguém menos do que Luca de Montezemolo!

italo_12

Mas todas as coincidências terminam na empresa NTV, da qual são sócios o chairman da Ferrari, também dono da tradicional fabricante de móveis Poltrona Frau, e Diego della Valle, leia-se Tod’s, a não menos reconhecida marca de sofisticados artigos de couro. Juntos, acabam de colocar nos trilhos o Italo – o primeiro trem de luxo de alta velocidade, pioneiro também como operação de iniciativa privada no sistema ferroviário italiano.

Com alta tecnologia da Alstom, os trens Italo – serão 50 deles – cobrem o itinerário Milão-Nápoles. Embora possam alcançar velocidade superior a 500 quilômetros por hora, não passarão de 300, sendo o trecho Milão-Roma feito em pouco mais de 3 horas.

No interior, as composições fazem jus aos “pais estéticos”, no melhor estilo “made in Italy”, com acabamentos sofisticados, especialmente o couro. Em vez de classes, as acomodações são divididas em ambientes: Club (mais exclusivo e privativo), Prima (corresponde à business class dos aviões) e Smart (o básico que seria primeira em qualquer outro trem), um não menos confortável que outro, nem menos “design”.

Vagão-cinema, wi-fi gratuito, serviço impecável e a griffe gourmet Eataly no comando da gastronomia sobre os trilhos complementam o conceito de luxo que alinha o glamour das antigas viagens de trem às necessidades de eficiência e rapidez atuais.

Trocada em “tickets”, essa experiência, no trajeto Milão-Nápoles, custa aproximadamente 155, 97 e 68 euros, de acordo com cada um dos três ambientes do Italo, ou trem Ferrari-Tod’s, como já tende a ser conhecido esse novo símbolo de excelência italiana.

www.italotreno.it

Fotos: Divulgação/Reprodução