Essa edição homenageia Mário de Andrade e conta com 39 autores, sendo 16 internacionais

FLIP 2015

Você não precisa mais pensar no que vai fazer nesse final de semana. Desde o dia 1º até o dia 5 de julho acontece a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty. Aproveite que não é feriado, está esse tempo friozinho e a estrada deve estar tranqüila. Para quem mora em SP é um passeio lindo e será um final de semana espetacular. Esse ano a homenagem vai para Mário de Andrade, agitador cultural e literário que buscou interpretar o Brasil de diferentes ângulos.

É realmente uma festa, pois além de todas as atrações e palestras você tem a oportunidade única de estar entre pessoas que realmente valorizam a cultura, além do fato de estar em Paraty, uma das cidades mais charmosas do nosso Brasil, com construções centenárias que exalam mistérios e suas lojinhas e restaurantes deliciosos para passar o tempo e relaxar. Sem contar a natureza exuberante que a Mata Atlântica pode proporcionar.

Nessa edição de 2015 a curadoria é de Paulo Wernek (mesmo que no ano passado) e a programação conta com 39 autores, sendo 16 deles internacionais que irão abordar temas como a poesia, sexo e erotismo na literatura, ciência, representações literárias da família e da vida afetiva, romance policial, questões de política internacional, literatura de viagem, música, arquitetura, políticas culturais e os rumos da sociedade brasileira.

Uma coisa muito legal que voltou a ter na Flip são os telões instalados na parte de fora da Tenda dos Autores. Dessa forma, mesmo sem ingresso você pode acompanhar as palestras que ali estão rolando com transmissão ao vivo. Até o Sesc está presente na Flip! O Sesc Paraty está com uma programação que conta com exposições, biblioteca infantil com mediação de leitura, intervenções literárias e um bate-papo com as vencedoras do Prêmio Sesc de Literatura deste ano.

Sesc-Flip-2015-Paraty

Para mais informações de ingressos para as palestras acesse aqui.

Esse ano a Flip promove um encontro entre duas escolas gráficas: a holandesa e a brasileira com a Oficina de Design de Livros. As designers Irma Boom e Elaine Ramos compartilham seus processos criativos e técnicos com os selecionados para a oficina. Irma Boom é conhecida pela ousadia de seus projetos, tidos como verdadeiros manifestos pelo livro impresso. Dezenas de obras suas compõem importantes acervos internacionais, como o do Museum of Modern Art (MoMA) de Nova York. Elaine Ramos é diretora de arte da Cosac Naify e integra a Alliance Graphique Internationale.

Em parceria com a Fundação Holandesa das Letras (Nederlands Letterenfonds), a Flip celebra a reinvenção constante da experiência da leitura e as novas possibilidades criativas para o mais nobre objeto da cultura. Mais informações em flip.org.br/oficina.