22 de setembro: dia de deixar o carro na garagem

Nesta data, o movimento internacional (CarFree Day) conta com adesão maciça de cidadãos à mobilização em torno desse ato simbólico: deixar o carro em casa é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade.

Cidades ao redor do mundo e organizações não governamentais se unem para promover a ação e incentivar o uso de alternativas de transporte, o que especialmente no Brasil não é tão fácil diante da deficiência do transporte público disponível, assim como da falta de estrutura e segurança para opções como a bicicleta, por exemplo.

Mesmo assim, motoristas do Rio de Janeiro previamente cadastrados receberam R$10 de crédito no Bilhete Único para usar na data; Belo Horizonte promove passeio ciclístico de 15 km; Fortaleza terá passeio, exposição fotográfica e lançamento de campanha por mais gentileza no trânsito; e São Paulo, “além de não usar carro nesta quinta-feira”, terá passeata no o dia 24, sábado, para pedir um Plano de Mobilidade. Exemplos que se estendem a outros municípios na celebração do Dia Mundial Sem Carro 2011.

O movimento, que aconteceu pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas, atingiu outros países europeus e poucos anos depois se tornou uma mobilização mundial. No Brasil, o Dia Mundial Sem Carro acontece desde 2001 e conta com a participação, crescente a cada ano, de mais de uma centena de municípios, através de suas prefeituras, em parceria com organizações engajadas na conscientização ambiental e na busca por soluções racionais de mobilidade urbana.

A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade de São Paulo

No dia 24 de setembro, sábado, acontecerá a Passeata “A Cidade é Nossa” pela criação do Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo. A concentração será no Masp às 15h e o grupo deverá passar pela Praça do Ciclista, descendo a Consolação até chegar na Matilha Cultural, onde haverá um happy hour comemorativo.

A iniciativa surgiu depois de algumas reuniões sobre o Moving Planet, uma manifestação mundial pela superação do uso de combustíveis fósseis e criação de soluções climáticas. Esses encontros geraram ideias criativas e parcerias, além de um manifesto escrito em conjunto com o coletivo do Dia Mundial sem Carro (22 de setembro) convocando a passeata.

Concentração às 15h no vão do MASP, com saída prevista para as 16h.

Percurso (2,9 km): MASP (Avenida Paulista, 1578) – Praça do Ciclista – Rua da Consolação – Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542)

 Fonte: HSW – How Stuff Works/UOL