Homenagem ao líder do movimento negro contra a escravidão, Zumbi dos Palmares, traz a tona comemoração da cultura afro
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra neste sábado (20), diversas regiões do País realizam eventos artísticos especiais, em homenagem ao líder do movimento negro contra a escravidão, Zumbi dos Palmares, no dia em que foi assassinado. São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador serão cenários para uma série de atividades gratuitas nas áreas de artes e literatura para comemorar a data.
São Paulo
A capital paulista terá uma programação recheada. O Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera, começa as comemorações a partir das 11 horas, com o lançamento da segunda edição do livro “A Mão Afro-brasileira: Significado da Contribuição Artística e Histórica”, organizado pelo diretor e curador do museu, Emanoel Araujo, e com texto de apresentação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Outros lançamentos do dia serão de “Colonos e Quilombolas – Memória Fotográfica das Colônias Africanas de Porto Alegre”, com registro histórico e fotográfico da vida negra no Sul do País, e “Paula Brito – Editor, Poeta e Artífice das Letras”, sobre a história de Francisco de Paula Brito (1809-1861), primeiro editor brasileiro.
Ainda no sábado, o museu promove um encontro de maracatus, com presença confirmada de nove grupos, entre eles Ilê Alafia e Baque Sinhá.
Outras atividades gratuitas acontecem no Espaço Haroldo de Campos – Casa das Rosas, na Avenida Paulista. Workshop de Dança Afro, apresentação de Canto Lírico de Orixás, palestra com a estudiosa Elena Calvo Gonzalez “Discurso sobre ‘raça’ e sistema de classificação ’racial’ no Brasil: Uma perspectiva antropológica” e show com a cantora Dulcinéia Cardoso, são algumas das atrações do lugar.
Salvador
O Pelourinho, no centro histórico de Salvador, recebe até domingo (21/11) a “Semana da Consciência Negra”. Além de poder apreciar as apresentações de bandas de Black Music, quem comparecer ao evento poderá visitar a exposição sobre Luanda, capital de Angola.
Rio de Janeiro
Já no Rio de Janeiro, haverá a tradicional lavagem do Busto de Zumbi dos Palmares pela capoeira do Quilombo do Mestre Arerê, na Praça XV, a partir das 6h da manhã deste sábado. O evento prossegue com as apresentações da peça teatral da Companhia Nossa Senhora do Teatro e do Coral Mané Garrincha. Na parte da tarde, shows com grupos de afoxés e maracatus serão seguidos das apresentações de Gabriel Moura e Luiz Melodia, às 20h.
No Teatro Sesi, Neguinho da Beija Flor canta com o Bloco da Graça a partir das 15h.
SERVIÇO:
São Paulo
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera, Portão 10.
Tel. (11) 5579-0593.
Site: www.museuafrobrasil.org.br
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista nº 37 – Cerqueira César – São Paulo-SP [próximo à estação Brigadeiro de metrô]
Telefone: (11) 3285-6986
Site: www.casadasrosas-sp.org.br
Salvador
Pelourinho
Conferência Sociologia Angolana às 17h
Onde: Praça das Artes
Abertura da Exposição Luanda, Suave e Frenética às 19h
Onde: Galeria Solar Ferrão
Banda Next às 20h30
Onde: Praça das Artes
Malu Soares em 21 de novembro, 21h
Onde: Quincas Berro D’Água
Rio de Janeiro

Praça XV
6h – Tradicional Lavagem do Busto de Zumbi dos Palmares
8h30 – Apresentação da peça ‘Saga Manoel Congo e Mariana Crioula’ da Companhia
Nossa Senhora do Teatro;
10h – Apresentação do Coral Mané Garrincha e das escolas de samba Unidos da Tijuca,
Unidos de Vila Isabel e Vizinha Faladeira;
13h – Show com o Grupo Senzala
20h – Show com Gabriel Moura e Luiz Melodia
Teatro Sesi
Av. Graça Aranha, 1- Centro
15h – Neguinho da Beija-Flor e Bloco do Graça
Exposições – Volume: Foyer do Teatro Sesi
Até 20/11, das 10h às 20h