Livro conta a trajetória do criador da publicidade moderna

O publicitário mais famoso do mundo, David Ogilvy, completaria 100 anos em 2011. Com uma personalidade poderosa e, como magnata nos negócios, criou uma cultura corporativa exclusiva na sua agência e introduziu bom gosto, qualidade de profissionalismo no setor.

“O Rei da Madison Avenue – David Ogilvy e a Criação da Publicidade Moderna”, livro escrito por Kenneth Roman e publicado pelas editoras Cultrix e Meio&Mensagem, revela como David transformou a Ogilvy & Mather num empreendimento global.

“Ken Roman traçou um retrato vívido e realista de um dos gigantes empresariais do século XX, e me faz lembrar que as ideias revolucionárias de David Ogilvy sobre a alma dos consumidores ainda valem mais do que todos os algoritmos que formam a base da Internet”, disse Randall Rothenberg, ex-colunista de publicidade do New York Times, sobre a obra.

Algumas frases de Ogilvy, publicadas no livro, retratam os traços marcantes de sua forte personalidade:

“A única coisa que pode ser dita a favor dos layouts é que eles são ‘diferentes’. Poderíamos fazer uma vaca parecer diferente removendo-lhe as tetas. Mas essa vaca não daria resultados”.

“Quando redijo um anuncio, não quero que vocês o achem ‘criativo’. Quero que vocês o considerem persuasivo a ponto de comprar o produto – ou comprá-lo com mais frequência”.

“Aprenda o seu ofício, domine a gramática. O meu palpite é que antes de Sheraton e Chippendale terem começado a projetar mobília, ambos foram marceneiros. Antes de criar uma cadeira para uma senhora idosa, eles se certificavam de que ela nunca espetaria o traseiro na cabeça de um prego. Se você for escritor, faça de conta que está conversando com a sua esposa, porque então não ousará falar bobagens. Leia dez páginas da Bíblia ou Robert Louis Stevenson todas as manhãs antes de se levantar. E agradeça a Deus de joelhos todas as noites por você não ser um francês com o vocabulário mais escasso do mundo”.

“A zombaria na publicidade é um recurso precioso para o amador, porém anátema para o agente de publicidade, que sabe que o sucesso permanente raramente é construído baseado na frivolidade e que as pessoas não compram mercadorias oferecidas por palhaços”.

“Se contratar pessoas que são menores do que você, nós nos tornaremos uma  empresa de anões. Se contratar pessoas maiores do que você, nós nos tornaremos uma empresa de gigantes”.

“Os grandes hospitais fazem duas coisas: cuidam dos pacientes e treinam jovens médicos. A Ogilvy & Mather faz duas coisas: cuidamos dos clientes e treinamos jovens publicitários. A Ogilvy & Mather é o hospital-escola do mundo da propaganda. E, nessa condição, deve ser respeitada acima de todas as outras agências”.

“Não podemos entediar as pessoas a ponto de fazer com que comprem o nosso produto”.

“O consumidor não é idiota. Ele é a sua mulher. Não insulte a inteligência dela”.

“Companheiros fracassados animem-se! Não existe nenhuma correlação entre o sucesso na escola e o sucesso na vida”.