Livro é um guia de um filósofo para o vinho

O filósofo Roger Scruton descreve no livro “Bebo, logo existo: guia de um filósofo para o vinho” uma forma ainda pouco difundida e saborosa sobre o vinho para uma boa leitura; a de que descrever um vinho como apenas uma expressão solo pode ser um erro.

O autor lembra-se da educação que tornou a sua experiência proporcionada por Balzac e Le tour de France, Flaubert, pelas aldeias em torno de Fontainebleau, pelos prelúdios de Debussy e pela música composta por Berlioz sobre versos de Gautier e, segundo ele, obviamente por Proust. O que quer que venha a sentir na taça, Scruton afirma que sabia antecipadamente que seria uma parte da França, de onde vêm seus vinhos prediletos.

O livro lembra que quando consumido de forma adequada, o vinho melhora o convívio humano e tem o poder de colocar o amor e o desejo a uma distância que os torna passíveis de ser discutidos. Quando consumido socialmente, durante ou depois de uma refeição, um bom vinho deve ser acompanhado de um bom tema de conversa, tema que deve perdurar juntamente com a bebida:

“Hoje me parece que o melhor de todos os remédios para o orgulho é o vinho…Depois de uma taça ou duas eu me sinto capaz de fazer o que todos nós devíamos fazer, mas somos proibidos pelo orgulho: rejubilar-me com o sucesso dos meus rivais. Afinal de contas um mundo que contém sucesso é melhor do que um mundo sem ele, e sob a influência do vinho todo sucesso inspira apreço em quem o bebe. O vinho oferece um vislumbre do mundo sub specie aeternitatis, em que as boas coisas mostram seu valor, independentemente da pessoa que as revela”.

O professor Roger Scruton é Resident Scholar do American Enterprise Institute, em Washington, e Senior Research Fellow do Blackfriars Hall, em Oxford. Escreveu também Breve história da filosofia moderna, Coração devotado à morte e Estética da arquitetura.

Dados Técnicos

Título: Bebo, logo existo: guia de um filósofo para o vinho
Autor:  Roger Scruton
Editora: Octavo – http://www.octavo.com.br
Tradução: Cristina Cupertino
Título Original: I Drink Therefore I am: A Philosophers Guide to Wine
Formato: 23 X 16 cm
Nº de páginas: 304
Edição:
Preço: R$65,00