Linda vista, excepcionais acomodações, muito laser, excelente cozinha e grandes vinhos. Tudo isso você vai encontrar e desfrutar no Clos Apalta, um dos mais especiais destinos para quem é fã da cultura do vinho e tudo que a cerca.

Adega Clos Apalta a noite

Para os enófilos brasileiros de plantão, visitar o Chile tem sido uma constante. E não só brasileiros, amantes do vinho tem escolhido como destino o Chile. O interesse por essa hoje potência no mundo do vinho já tem certo tempo, principalmente para os americanos. Há cerca de 15 anos a renomada revista americana Wine Spectator fez uma pesquisa com seus leitores. A pergunta era: Qual o país que mais se desenvolveu na produção de vinhos nos últimos anos?
A reposta foi um empate técnico entre Chile e Austrália, ambos com mais de 27% dos votos cada um.

Alexandra Marnier Lapostolle na parte superior de sua Cave subterrânea com as Vinhas do Clos Apalta ao Fundo

Nesses últimos 15 anos a força do vinho chileno vem se acentuando mundialmente e ainda com mais ênfase conosco, brasileiros. Estilo de vinho e custo benefício são talvez as principais molas propulsoras desse enorme interesse. Aliado a isso, desde a década de 90, os chilenos vem colocando vinhos ícones no mercado, que podemos até denominar de Super Chilean.Coincidentemente esses vinhos ícones foram no inicio catapultados por empresas de fora do Chile, na maioria das vezes em parceira com empresas locais. Os pioneiros e mais impressionantes projetos são o Seña, uma parceria de Robert Mondavi (Califórnia) e Eduardo Chadwick (Errazuriz) cuja primeira safra lançada foi a de 1995, seguido do Almaviva, uma parceria entre os Rothschild (Chateau Mouton de Bordeaux) e a Concha y Toro, com sua primeira safra em 1996 e por último a Família Marnier Lapostolle, lançando em 1997, o Clos Apalta. Depois desses três precursores, a cada ano temos um novo tinto TOP da terra de Pablo Neruda.

Falando sobre projetos de produtores de vinho que montam ao redor da vinícola, hotéis com toda a infra-estrutura para recepcionar enófilos de todo o mundo, talvez a Itália, mais especificamente a Toscana, lidere como a Wine Destination que mais projetos como esse tem. O Douro, em Portugal, tem investido em novos projetos nesses moldes e com amplo sucesso. Já tive a oportunidade de visitar alguma projetos como esses e se considerarmos o conjunto de vinho, gastronomia, acomodações, ambiente, paisagens e laser, um dos que mais me impressionou foi o belíssimo Lapostolle Residence do Clos Apalta.

Imagine um local dos sonhos situado a cerca de 200 quilômetros ao sul, da Capital Santiago, com lindos e impecavelmente bem tratados vinhedos, uma espetacular adega incrustada em pedra com sala de vinificação, diversas salas de barricas e uma adega de garrafas fascinante, uma linda sala de recepção para os visitantes (Guest House), com um restaurante anexo, quatro Casitas para hospedagem, cavalos, bicicletas, piscina, trilhas, etc, etc. Pois bem, isso é o Clos Apalta, sem contar o vinho, que é mesmo de alto nível. Só para se ter uma idéia da classe desse vinho, o Clos Apalta 2005 foi o 1º vinho da America do Sul a ser laureado com o título de Wine of the Year, concedido pela já citada publicação americana, a Wine Spectator.

Guest House do Clos Apalta

As quatro Casitas com nome de Uva

Vista Interna dos aposentos da Casita Cabernet

O Guest House do complexo Lapostolle Residence é fabuloso e de extremo bom gosto. Na parte inferior está a sala de estar, o restaurante (que se projeta para uma ampla varanda) e a cozinha. No andar superior além das acomodações dos proprietários, tem uma linda sala que é utilizada para degustações mais técnicas. À frente do Guest House temos uma lindíssima vista para os vinhedos. Ao lado uma linda e provocante piscina com borda infinita para os vinhedos e no lado oposto a entrada para a Adega subterrânea. A harmonia do empreendimento com a natureza é impecável e tudo parece ter sido meticulosamente planejado. Nos arredores existem quatro Casitas, cada uma delas com o nome de uma das quatro castas que compõem o vinho ícone da casa, o Clos Apalta, a saber, Carmènére, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Cada Casita, na realidade é uma luxuosa suíte. Muito espaçosa com lareira própria, banheira com hidromassagem e o mais importante, um deck para que a lindíssima vista das vinhas seja apreciada. A simpática, enérgica e perfeccionista Mme Alexandra Marnier Lapostolle está a cargo da gestão de todo o complexo do Residence. Apesar de residir na França, a herdeira da marca Grand Marnier, vem ao Chile com muita freqüência para deixar o Lapostolle Residence a seu gosto.

Piscina e vista da Guest House do Clos Apalta

Vinhas Clos Apalta com Casitas, Guest House e Adega ao fundo

Os felizardos que se hospedam nessas Casitas ficam como o centro das atenções para usufruir uma deliciosa culinária preparada por Chefs, seja nos almoços, jantares e cafés da manhã. O laser é impressionante com tudo a dispor. Um passeio a cavalo e de bike pelas vinhas são must. As caminhadas são fabulosas e por último, claro se o tempo estiver bom, o bom mesmo é curtir a maravilhosa piscina, bebericando um excelente Sauvignon Blanc da Casa Lapostolle. Massagens podem ser agendadas também com antecedência.

Piscina com Vinhas do Clos Apalta e Montanhas ao Fundo

Passeio à Cavalo pelas Vinhas com a Vinícola ao Fundo

Depois de tudo que um hotel 5 estrelas pode propiciar, para o enófilo uma visita adega é fundamental. A Adega é absolutamente maravilhosa. A visitação as salas de vinificação, das barricas e por último a visita a Adega pessoal de garrafas dos proprietários, são emocionantes. Nesse complexo é produzido somente um vinho, o próprio Clos Apalta. Os outros vinhos da Casa Lapostolle são produzidos em outro complexo de vinificação a poucos quilômetros dali.

Escada Circular que leva a Adega Subterrânea

Entrada da Adega de Garrafas em plena sala de Barricas

A linha de produtos da Casa Lapostolle é vasta e com vinhos de diversas regiões do Chile. Seus brancos são notadamente do Vale de Rappel e Casablanca. Seus tintos são predominantemente de vinhas do Vale de Colchagua onde a maioria dos vinhedos da família se encontram, bem como, onde se localizam as 2 vinícolas, o próprio Clos Apalta e a vinícola Casa Lapostolle em Cunaco. No desenvolvimento dessa matéria o PPOW teve o prazer de degustar toda a linha de vinhos da Casa Lapostolle disponíveis no Brasil e vamos destacar abaixo 5 deles, 2 brancos e 3 tintos.

Linha Completa de Vinhos da Casa Lapostolle com a Vinícola ao fundo

Luiz Gastão Bolonhez (centro) ladeado pelo Chef Jaime Moreno e pelo garçom Juan na Guest House do Clos Apalta

O Casa Sauvignon Blanc 2009 é um vinho fresco (não passa por madeira), com tons cítricos e acidez na medida. Excelente mesmo para acompanhar aperitivos à beira da piscina ou mesmo frutos do mar não muito condimentados. Excepcional com um pargo na pedra com toques de azeite extra virgem e limão.
Já o Chardonnay Cuvée Alexandre 2008 é o oposto. Um branco com muito corpo. Nos aromas tem toques pronunciados da boa madeira (estagia em tonéis de carvalho francês), manteiga, tostados, boa carga de fruta de polpa branca e um final mineral.Um grande Chardonnay do novo mundo para acompanhar peixes e frutos do mar mais condimentados. Excelente com um bom bacalhau ao forno.
Dos tintos o 1º destaque vai para mais um Cuvée Alexandre, o Merlot 2007. Um vinho que reflete as características de um bom vinho chileno, com excelente corpo, boa carga de frutas e um toque levemente apimentado no final. Uma excelente dica.

Adega de Garrafas do Clos Apalta

O próximo destaque é um dos 2 ícones da casa. O enólogo chefe, o multifacetado e competente Michel Rolland, inventou um vinho único, que foi batizado de BOROBO. Esse nome é composto por BO de Bordeaux, RO de Rhône e BO de Borgonha, uma alusão às castas Carmènére, Cabernet Sauvignon e Merlot, originalmente castas de Bordeaux, a Syrah do Rhône e a Pinot Noir da Borgonha. Todas essas castas fazem parte do blend desse inusitado e delicioso vinho. Para alguns uma heresia tamanha mistura, mas o importante é prová-lo. O BOROBO 2004 é um vinho sensual e profundo que alia potência, força e elegância, essa ultima característica é uma marca dos Pinot Noir. Inesquecível. Está no mesmo nível do potente irmão mais velho, o BOROBO 2003, degustado ano passado.

Adega de Garrafas com escada retratil

Last, but not least, chegamos ao Clos Apalta 2007. De maneira geral a safra 2007 no Chile, principalmente no Vale de Apalta foi excelente, produzindo vinhos com extrema estrutura e com excelente potencial de guarda. E é disso que estamos falando, pois esse vigoroso tinto impressiona muito. Seus aromas são repletos de fruta negra madura, tons de baunilha, nuances de chocolate e tabaco. Seus potentes 15º de álcool estão bem integrados ao vigoroso conjunto. Gustativamente exprime muita força com taninos marcantes e um final de boca longo e duradouro. Um vinhaço. Sua evolução se dará de maneira graduada nos próximos 10 anos. Um belo tinto para acompanhar pratos condimentados e com bastante personalidade. Excelente com um bom bife de ancho ao ponto.

Sala de Tonéis de Vinificação Clos Apalta

Para fechar a história desse grande tinto Chileno, tive o prazer de degustar todos Clos Apalta desde o 1º, o 1997. Sempre um vinho muito consistente, encorpado e cheio. A qualidade é sempre alta. Os meus favoritos são o 1999, degustado recentemente, o 2006 que degustei ano passado na época de minha visita ao Clos e o 2007, comentado acima. Sem dúvida o 2005 é também fabuloso, mas é um vinho de extrema potência e deve ainda ser guardado por mais um par de anos para que consigamos extrair todo seu potencial. Vale destacar que o 2002 é também excelente, mesmo considerando que a safra em questão tenha sido menos importante. 2002 foi uma safra difícil em todo Chile. Pessoalmente ressalto que de todos os vinhos TOP do Chile da safra 2002, o Clos Apalta é o mais completo. Um detalhe como esse mostra porque esse vinho é considerado um dos melhores de nosso continente.

Serviço:

Lapostolle Residence: http://www.lapostolle.com/LapostolleResidence/lodging.php#
Importadora dos Vinhos Clos Apalta e Lapostolle no Brasil: www.mistral.com.br

#WineTrip #PpowTravel