No livro de Catherine Krulik, uma festa popular em 150 expressões fotográficas

Brasil dos carnavais ou carnavais do Brasil? Catherine Krulik escolheu a segunda forma para dar título ao livro de fotografias que lançou no último dia 25 de novembro, mas poderia ter optado também pela primeira, a julgar pelo belo retrato que a obra acaba traçando do país e não apenas da festa popular. Em edição caprichada, trilíngue, a obra Carnavais do Brasil, editada pela Grão Editora, reúne 150 imagens de manifestações carnavalescas país afora, síntese de um trabalho realizado em 15 anos de andanças e incontáveis cliques.

Catherine, nascida na França, educada na Espanha, formada em fotografia na Inglaterra e hoje radicada no Brasil, começou a registrar a festa em 1995, no carnaval de Ouro Preto. Em 1997, o projeto tomou forma ao som dos batuques de Olinda e Recife. E daí seguiram-se Rio, Zona da Mata de Pernambuco, São Luís, Salvador… e São Paulo.

Na edição do material, Catherine contou com a ajuda da também fotógrafa e designer gráfica Maristela Colucci. “Com extrema sensibilidade, Catherine conseguiu deixar de lado o clichê do ‘olhar estrangeiro’ e registrou nossos carnavais com alma brasileira. O resultado encantou a imprensa internacional e seu trabalho já estampou matérias e capas de revistas nos EUA, Europa e Ásia”, diz ela sobre as fotos de Krulik.

Em entrevista ao PPOW, Catherine, que já expôs “seus carnavais” em Paris, Vendome e Poitiers, durante o Ano do Brasil na França, e no Festival Internacional de Fotografia Art’Image d’Avignon, com projeção nos muros do Palais des Papes, além de colecionar participações e prêmios em festivais internacionais de fotografia, fala sobre a experiência do projeto e do livro que acaba de lançar.

Leia a entrevista e veja outras fotos aqui.