A exposição de artes visuais ‘Brasília 50 anos – Meio Século da Capital do Brasil’ levará a alguns países europeus a história da capital e o trabalho de brasileiros dedicados à arte e à cultura. O grande objetivo da mostra é disseminar a costumes e a diversidade brasileira, contando a história de Brasília, como sua criação, arquitetura, cultura e paisagem.

A cidade de Madrid, na Espanha, será a primeira cidade a receber a exposição, a partir de 17 de setembro. Depois a exibição segue para Lisboa, em Portugal, a partir de 14 de dezembro. Fora isso, a maquete itinerante de Brasília irá ainda para Milão, na Itália.

A exposição começa com uma linha do tempo, que tem como marco inicial o ano de 1753, quando surgiu a ideia de levar a capital do Brasil para o interior do país e vai até a atualidade. Depois seguem seis blocos temáticos, que mostram toda a riqueza da cidade e sua história. O evento também apresenta um ciclo de cinema sobre a cidade.

Entre as atrações da exposição destacam-se:

Maquete itinerante de Brasília – obra de autoria do arquiteto e reconhecido maquetista Antonio José Pereira de Oliveira.

Fotos aéreas – as fotos feitas por João Facó, em grande formato, darão aos visitantes da exposição a sensação de um voo por Brasília.

Fotos históricas – fotos do plano urbanístico original, primeiros planos e do arquivo público do Distrito Federal do acervo do Instituto Moreira Salles, fotografadas por Marcel Gautherot. Também estarão expostas fotos do acervo da Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico de Brasília e de autoria de Mário Fontenelle.

Brasília Monumento Histórico – fotos de Fabio Colombini, arquiteto e fotógrafo de renome internacional.

Espaço dos protagonistas – áreas individuais dedicadas à história e realizações dos cinco principais protagonistas da criação de Brasília: Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Athos Bulcão e Burle Max.

Quatro visões do Planalto Central do Brasil – projeção de quatro vídeos sobre o Planalto Central e os temas: A natureza, O homem, A obra e A cidade. De autoria de Ronaldo Duque, cada vídeo tem a duração de 10 minutos.

Ao final da exposição, o visitante encontrará um lounge-livraria com mais de 50 livros e catálogos sobre Brasília, todos disponíveis para leitura no local. Em todo espaço expositivo o público encontrará áreas multimídias com muita tecnologia e interação.

O público terá acesso gratuito em todos os locais por onde passará Brasília 50 anos – Meio Século da Capital do Brasil, que estima ser vista por 300 mil pessoas.

Ficha técnica:

Coordenação geral e curadoria – Danielle Rocha Athayde
Gerência do projeto – Robson Bento Outeiro
Autor da maquete itinerante – Antonio José Pereira de Oliveira
Fotografias “Brasília Monumento Histórico”- Fabio Colombini
Fotografias aéreas – João Facó
Projeções “Quatro visões do Planalto Central do Brasil”- Ronaldo Duque
Projeto cenográfico – Fernando Sapuppo
Design gráfico – Bernardo Duque
Trilha sonora – Pablo Duque

Serviço:

Brasília 50 anos – Meio Século da capital do Brasil
Madri – Espanha
Data: 17 de setembro a 7 de novembro
Local: Arquería de Nuevos Ministérios
Lisboa – Portugal
Data: 14 de dezembro de 2010 a 12 de janeiro de 2011
Local: Espaço Atmosferas na Etic (Escola Técnica de Imagem e Comunicação)