Como trabalho com entretenimento, e muitas vezes tenho que alugar casas noturnas para realizar eventos, shows, convenções etc, gostaria de expressar minha opinião sobre o ocorrido na Boate Kiss de Santa Maria.

Acho muito leviano e simplista apontar o dono da casa noturna como o culpado dessa tragédia.

Hoje o Estado publicou uma lista com as “casas sem alvarás”. Muitas vezes o proprietário da casa não tem alvará por pura e exclusivamente culpa da prefeitura, que não os emite ou por incompetência e infindáveis “ burrocracias” ou por que o fiscal responsável pela fiscalização ainda não extorquiu o suficiente do proprietário, que muitas vezes esta sempre “ correndo atrás” das exigências impostas pelos órgãos públicos.

Uma lista como essa acima pode acabar com o ganha pão de um cidadão honesto, que depende da sua casa estar em ordem para garantir o seu sustento e de repente vem uma matéria colocando a casa dele na “ lista negra” das casas que não tem alvará, somente por que hoje os leitores estão ávidos para apedrejar alguém e encontrar culpados para o caso de Santa Maria.

Hoje vi uma matéria  na qual a casa que a reportagem pega como exemplo, “ o sócio dessa casa noturna foi aos bombeiros fazer o projeto” esta na lista das casas sem alvará da matéria do Estado.

O que a matéria não leva em conta é que: ter um alvará, pode significar absolutamente nada em termos de segurança contra incêndio e outras. O dono da casa noturna pode ter contratado engenheiros altamente qualificados, que seguiram todos os padrões e fizeram o que tinha que ser feito para tornar suas casas seguras, mas mesmo assim não obtém alvarás. São Paulo não teve o seu diretor do Departamento de Aprovações e Edificações – APROV da prefeitura exonerado do cargo justamente por conceder alvarás de funcionamento a grandes empreendimentos?

Então por que prender o proprietário da boate Kiss? O cara esta destruído. Tinha um alvará de agosto de 2012, que dentro desse mundo é relativamente recente. Por que não prende o responsável pelas fiscalizações da cidade? O engenheiro que concedeu o alvará a um ano atrás? Por que a casa, eu lhes garanto, estava igual a época em que lhe fora concedido o alvará.

A mídia agora esta lavando a égua, atirando para todos os lados, vendo uma oportunidade em cada declaração ou informação mas nunca vai mesmo a fundo para entender o suplício que é para conseguir um alvará, deveria esta estar ao lado de nós cidadãos que queremos sim receber alvarás e ter um negócio regularizado.

A lição é: quando o fiscal não recebeu não tem extintor, isolamento acústico, saída de incêndio, brigada, porta corta fogo e tudo o mais que faça o cara te conceder o alvará

Ah!! Hoje o atento e  governador de São Paulo disse que todas as casas noturnas de São Paulo passarão por uma avaliação. O que isso ajuda se o que norteia se fiscal vai ou não fazer essa avaliação é o pagamento de propina ou não.

O sangue novamente esta nas mãos dos nossos governantes que tem dinheiro sim para fiscalizar, porém não o fazem por que custa, e ai meu amigo, da fatia gorda que eles recebem do bolo é que eles não vão colocar. E a imprensa, poderia fazer um trabalho muito mais válido do que simplesmente se aproveitar da desgraça alheia.