A GENeco, empresa britânica especializada em projetos sustentáveis, adaptou um modelo Volkswagen New Beetle conversível para funcionar a partir de gás metano produzido por excrementos humanos. Batizado de Bio-Bug, o carro precisa da produção de material orgânico de 70 casas durante um ano para produzir combustível suficiente para circular 16 mil km, de acordo com o fabricante.

Para a produção do combustível, todo conteúdo orgânico é depositado em um ambiente sem oxigênio, permitindo as bactérias que não precisam de oxigênio para sobreviver se alimentarem do material biológico e produzir o metano, mesmo gás liberado em aterros sanitários. Por sua vez, o metano é separado do gás carbônico e utilizado como gás natural.

A fórmula química do metano é menos energética do que a da gasolina ou o etanol, no entanto, a GENeco afirma que o motor do modelo adaptado atinge o mesmo desempenho do original. A empresa anuncia que a velocidade máxima do Bio-Bug é de 183 km/h.

Outro destaque do metano como combustível é a decomposição do material orgânico durante o processo de produção de energia, que gera a criação de adubo e pode ser utilizado como fertilizante em plantações.

Fotos: Divulgação