Fotógrafa apresenta duas exposições na Galeria Virgilio, em SP

De 14 de setembro a 08 de outubro de 2011 a galeria paulistana abre espaço para duas mostras de Beatriz Toledo: “Quadro”, sua terceira individual, e “Humble, Silent and Unexplainable”, formada por fotos dos artistas internacionais Eric Tabuchi, Ed Panar e Ville Lenkkeri, reunidas por ela.

“Quadro”questiona o estatuto da imagem fotográfica. Em um ambiente museográfico forjado, oito fotografias são dispostas em tableaux, como vistos em museus como o Louvre ou o D’Orsay.  Optando por esta forma expositiva, a artista abre mão de simplesmente mostrar suas fotografias mais recentes para propor um modo de pensá-las no contexto da arte contemporânea, trazendo a antiga questão:  o que é uma imagem bela?

Já “Humble, Silent and Unexplainable” apresenta artistas que seguem o mesmo protocolo: andar com uma câmera na mão e ir tirando fotografias ao acaso. Suas obras parecem esbarrar num caráter de “registro imediato”. Mas suas séries se constituem não pela escolha prévia de um tema, e sim pela organização posterior dessas imagens que eles vão colecionando.

Autores – Beatriz Toledo (1979) é formada em artes plásticas pela Escola Comunicações e Artes na USP, com uma residência na École Nationale Superièure de la Photographie de Arles, França. Ex-fotojornalista da Folha de São Paulo, atualmente vive e trabalha em Paris, onde faz mestrado em Fotografia e Arte Contemporânea.

O americano Ed Panar (1976), possui trabalho na coleção permanente do Museum of Contemporary Photography em Chicago e foi incluído no Midwest Photographers Project de 2005-2009. Atualmente, vive e trabalha em Pittsburgh, Pensilvânia.

Nipo-dinamarquês, Eric Tabuchi (1960) nasceu em Paris, onde vive e trabalha. Além de ter sido ídolo pop da cena musical francesa dos anos 80, formou-se em arquitetura, metiér no qual atua até hoje. Tornou-se artista visual no fim dos anos 90 e expôs em instituições como a Fondation Cartier pour l’Art Contemporain e o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, ganhando projeção internacional.

O finlandês Ville Lenkkeri (1972) estudou fotografia e cinema na Academia de Artes Performáticas (FAMU), em Praga. É mestre em Artes Visuais e Fotografia pela University of Art and Design in Helsinki (UIAH/Taik). Vive e trabalha em Estocolmo, mas é conhecido principalmente pela individual Reality in the Making, de 2007, que itinerou por várias cidades europeias.

: : Serviço : :
De 14 de setembro a 08 de outubro de 2011
Quadro – Individual de Beatriz Toledo
Humble, Silent and Unexplainable – Coletiva de Eric Tabuchi, Ed Panar e Ville Lenkkeri
Galeria Virgilio
Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros, São Paulo, SP
Tel. (11) 2373-2999
De segunda a sexta, das 10 às 19h; e sábado, das 10 às 17h
Entrada livre e franca
www.galeriavirgilio.com.br

Fotos: Divulgação

#fotografia