Temporada 2012 é apresentada em São Paulo com grid completo de 18 carros

A segunda temporada da Audi DTCC (Driver Touring Car Cup) foi apresentada nesta terça-feira (14), em São Paulo, trazendo novidades técnicas e também de calendário em ralação a seu campeonato de estreia, realizado em 2011. Primeira competição monomarca apoiada pela Audi em todo o mundo, a DTCC inicia a temporada 2012 no próximo dia 25 de fevereiro no Autódromo de Interlagos, sede de duas etapas do torneio neste ano. O campeonato passará, também, pelas pistas de Goiânia e Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, e completa a série de seis rodadas duplas nas pistas de Brasília e Campo Grande (veja datas abaixo).

Elias Azevedo (esq.), Décio Rodrigues, Dennis Rolim e Leandro Radomile (dir.)

Boa parte dos pilotos que disputaram a temporada passada da Audi DTCC estão entre os nomes confirmados para o próximo campeonato. Com grid máximo de 18 carros, o campeonato terá, também, novos integrantes vindos, inclusive, da GT3. “A confirmação, neste segundo ano, dos pilotos que disputaram nossa primeira temporada, bem como a chegada de novos participantes, é um forte indício de que estamos no caminho certo. Creio que chegamos a um formato que oferece uma opção competitiva e viável para disputas de alto nível tanto entre pilotos com mais experiência quanto entre estreantes no automobilismo”, disse Dennis Rolim, diretor da Driver, empresa que organiza a Audi DTCC.

Audi A3 Sport DTCC que será usado em 2012

O campeonato manterá os modelos Audi A3 Sport DTCC de 200 cavalos de potência preparados pela gaúcha MC Tubarão, empresa que se tornou nacionalmente conhecida pelos protótipos que desenvolveu nos últimos anos. A configuração aerodinâmica dos carros, no entanto, apresenta novidades em 2012. “Nossos carros terão a aparência da linha RS3 da Audi, que é o modelo mais esportivo da família A3. Dessa maneira, além de estarmos mais alinhados com a estratégia de nosso principal patrocinador, teremos um carro de aspecto ainda mais esportivo, o que deve agradar ao público e, também, aos pilotos”, completou Rolim.

Mecanicamente, os Audi A3 Sport da DTCC receberam mudanças na eletrônica, com o objetivo de manter um rendimento constante do motor em altas temperaturas, e usam pneus, molas e amortecedores especiais para competição. A carroceria traz um aerofólio traseiro só encontrado no modelo de corridas, único item passível de ser regulado pelo piloto. A pressão dos pneus é determinada pelo regulamento da categoria e pode variar de etapa para etapa.

Diretores da Driver, da Audi e o atual campeão na apresentação da temporada 2012

“A Audi DTCC é a categoria que apresenta uma das melhores relações custo-benefício (tecnologia Audi) do automobilismo brasileiro. O investimento por temporada ficará em R$ 180 mil, incluindo o aluguel do carro. Pneus e despesas com acidentes não estão inclusos neste valor, mas pensando em controlar os custos da categoria, substituímos as peças que mais sofrem impacto, como portas, para-lamas, para-choques e capô por outras feitas em fibra de vidro. Essa mudança, além de diminuir o peso do carro, reduz bastante o custo de reparos em caso de acidentes”, encerrou Rolim.

Ficha técnica – Audi A3 Sport DTCC

Motor – quatro cilindros em linha, turbo, dianteiro, transversal, 16 válvulas, injeção eletrônica com Dash LCD colorido – PROTUNE
Cilindrada – 1.984 cm3
Potência – 200 cv (com potencial para chegar a 290 cv)
Câmbio – manual de seis marchas
Tração – dianteira
Suspensão Dianteira – independente, amortecedores e molas KW Suspension
Suspensão Traseira – multilink, amortecedores e molas KW Suspension
Freios – à disco nas quatro rodas
Controles eletrônicos – ABS e Controle de tração
Rodas – 18″ x 7,5″
Pneus – Pirelli Slick, 235/645-18
Peso – 1.040 kg
Tanque de combustível – 55 litros
Extintor de incêndio – de acionamento elétrico
Volante – de cubo rápido
Bancos – de competição, com cinto de segurança de cinco pontos
Será obrigatório o uso de Hans pelos pilotos

A chegada a novas praças aumenta a presença da Audi DTCC em duas importantes regiões do país: o Sudeste e o Centro-Oeste, com destaque para as etapas de Goiânia (GO), Santa Luzia (MG) e São Paulo (SP). Veja o calendário completo:

25 de fevereiro – São Paulo (SP)
31 de março – Brasília (DF)
19 de maio – Goiânia (GO)
21 de julho – São Paulo (SP)
29 de setembro – Campo Grande (MS)
08 de dezembro – Santa Luzia (MG)

Lista de inscritos

1) Adolpho Rossi
2) Alline Cipriani e Leandro Florenzo
3) Caê Coelho
4) Carlos Trigo
5) Daniel Daróz e Willians Farias
6) Dennis Rolim e Decio Rodrigues
7) Elias Azevedo
8 ) Elias Jr. e Sergio Alves
9) Fabio Vianna
10) Henry Visconte
11) Herberto Heinen
12) Idenis Souza
13) Marçal Mello
14) Marcello Sant’anna
15) Pedro Queirolo
16) Rodolfo Toni e Mayara Bianchi
17) Rogerio Wehmuth
18) Wagner Amorim