“Tronos em Majestade” se exibem nos aposentos do Château

O exercício da soberania associa dois conceitos universais e atemporais: autoridade e poder. Autoridade estabelece o seu possuidor em bases consideradas mais estáveis do que as oferecidas pelo poder, sempre efêmeras no médio ou longo prazo.

Assim, em termos simbólicos, imagens da representação da autoridade são preferencialmente na posição sentada, enquanto os poderosos são mostrados em pé, para mostrar sua superioridade. Dois tipos de atributos expressam a especificidade de cada um destes dois conceitos: o trono para a autoridade, e a coroa e os outros atributos de dominação para o poderoso.

Mas, gradualmente, o simbolismo do trono, acabou por se desvanecer e desaparecer de nosso horizonte e hoje parece estar totalmente excluído da mentalidade contemporânea.

Trono Tailandês, início do séc. 20

No campo cultural, até hoje não houve qualquer exposição dedicada à autoridade e ao seu símbolo, como se o trono tivesse sido banido do cenário cultural e da nossa consciência. No contexto político, esta evolução levou a maioria dos chefes de estado a se expressar atualmente em posição ereta.

Banqueta Real, Camarões

“Tronos em Majestade”, pela primeira vez, reúne uma série de tronos, permanentes ou móveis, profanos ou sagrados, de quatro continentes e de todas os períodos da história e, assim, supera a obsessiva desconfiança da sociedade moderna em relação ao “assento real” e suas inúmeras variações.

Com formas e estilos diferentes, mas que expressam uma linguagem universal, comum a cada uma das civilizações evocadas, 40 tronos compõem a exibição no Château de Versailles, alguns deles acompanhados de acessórios e outros elementos iconográficos, para permitir aos visitantes compreender melhor a universalidade da representação da autoridade sentada, seja política ou religiosa.

Suposto trono do rei Dagoberto, séc 7 ou 8

Cadeiras emblemáticas de potência, como o trono do rei Dagoberto e a Portantina do Papa Leão XIII lembram o verdadeiro fascínio que o trono tem evocado através dos séculos chegando até nossos dias.

No mínimo, vale a pena a visita ao belo site da exposição, com vários e suntuosos tronos mostrados em detalhes: www.trones.chateauversailles.fr

De 1 de março a 19 de junho de 2011
Tronos em Majestade
Château de Versailles
4 Boulevard de la Reine, Versailles
Tel. 01 30 83 78 00
Horários: de segunda a domingo, exceto feriado, das 9 às 18h
Ingressos: 15 Euros (château e exposição)
www.chateauversailles.fr