Electrolux cria equipamentos feitos com lixo retirado de mares e oceanos

A Electrolux encontrou uma nova maneira de se manifestar contra o acumulo de lixo nos mares e oceanos. Foram retirados plásticos de cinco lugares – Mar do Norte, Oceano Índico, Mar Mediterrâneo, Oceano Pacífico e Mar Báltico -, que deram origem a cinco peças de aspiradores de pó.

Da esquerda para a direita: Edição do Mar do Norte, Oceano Índico, Mar Mediterrâneo, Oceano Pacífico e Mar Báltico (Foto: Reprodução)

Todos os aparelhos funcionam, são feitos de 70% de plástico retirado dos mares e oceanos e cada um representa o seu lugar de origem. Os detritos de plástico foram recolhidos em parceria com organizações e pessoas que já estão envolvidos na questão ambiental.

Algumas das peças serão leiloadas e a verba revertida será destinada a continuidade do projeto, como para pesquisas sobre qual o melhor método para recolher os plásticos dos oceanos. Um sexto modelo está sendo desenvolvido com materiais reciclados tirados do Oceano Atlântico que logo irá se juntar com os demais para difundir a mensagem conscientizadora do projeto.