Foto Divulgação

Fonte: G1/ Globo Repórter

Curioso como aqui no Brasil o consumo de pimenta seja tão baixo se comparado com outros países, ainda mais pelo fato de possuirmos uma enorme variedade de pimentas nativas. Na Tailândia por exemplo, o consumo chega a dez gramas por dia. Aqui, não passa de meio grama por pessoa.

A pimenta na maioria das vezes é vista como vilã, a causadora de úlceras, gastrites e hemorróidas. Mas o que poucos sabem é que a pimenta é muito mais benéfica do que maléfica.

Aqui pelas Américas há pelo menos 2 mil anos atrás o fruto da pimenta já era usado para o alívio da dor de dente e dores estomacais. Os registros mais antigos do consumo de pimenta datam de 9.000 a.c. na região de Tehuacán, México.

Segundo especialistas, quem ingere pimenta, além de estar se beneficiando de um tempero delicioso, está ingerindo também uma série de medicamentos naturais: Analgésico, antiinflamatório, vitaminas – benefícios que foram descobertos há milhares de anos pelos povos primitivos e que agora estão sendo comprovados pelos cientistas.

O responsável pela ardência da pimenta e pelos seus befícios é uma substância chamada Capsaicina. Quanto mais picante é uma pimenta, maior a quantidade de Capsaicina existente nela e maior benefício a saúde ela traz.

Outros benefícios da Capsaicina são: alívio das dores de cabeça, controle dos níveis de glicose e gordura no sangue, aumento da capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica. É até um aliado para quem quer entrar em forma, pois ajuda a estimular o metabolismo.

Por isso, para que a pimenta entre de vez no seu hábito alimentar basta usar a criatividade e deixar o preconceito de lado. Comece a experimentar sem medo e descubra qual pimenta se encaixa melhor no seu paladar.

Para os que querem começar a descobrir os sabores das pimentas ou para os fãs de carteirinha, neste Natal a Tabasco lançará em edição limitada uma novidade especial, um Kit com 5 sabores de Tabasco.

O display de mesa, disponível no kit, ajuda você a colocar os 5 sabores em ordem de “picância”. Serão apenas duas mil unidades e o preço será de R$ 49,90.

A novidade estará disponível em empórios e delicatessens de São Paulo e no site da Submarino para todo o Brasil.

No kit estarão disponíveis 1 unidade de cada:

Tabasco® Verde (Green): pimenta jalapeño verde

Tabasco® Alho (Garlic): combinação das pimentas tabasco, cayenne e jalapeño vermelha com alho.

Tabasco® Chipotle: pimenta jalapeño vermelho defumada.

Tabasco® Original (Red): só três ingredientes: sal especial, vinagre de alta qualidade e pimenta tabasco envelhecida 3 anos em barril de carvalho..

Tabasco® Habanero: pimenta habanero com leve sabor frutado.

Para finalizar, aqui vai uma receitinha muito simples e maravilhosa com a Tabasco® Chipotle:

2 colheres de sopa de Tabasco Chipotle

2 colheres de sopa de mel

4 filés de peito de frango limpos e temperados com sal e alho amassado

1 fio de óleo de girassol.

Em um bowl, misturar a Tabasco com o mel e reservar. Aquecer em uma frigideira o óleo e colocar para grelhar 2 filés de frango por vez. Com um pincel para cozinha, passar a mistura de mel e Tabasco na parte superior dos filés e tampar. Virar os filés quando necessário e pincelar a mistura do outro lado. Servir com uma massa suave ou fazer no próximo churrasco vai muito bem!