Por Patsy Scarpa Nikolaeff

Foto: reprodução

Estamos quase entrando na temporada da tão aguardada alcachofra. Este super alimento além de conter vitamina B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro, é rico em ciarina e um excelente regulador do fígado e da vesícula. Estimula a digestão e combate a prisão de ventre. A alcachofra é um excelente controlador do apetite, pois colabora na liberação de glicose no sangue aos poucos, controlando o apetite. Saiba mais:

Como Escolher?
Procure por alcachofras pesadas e vem verdes, com as folhas verdes e apertadas que rangem quando friccionadas.

Como Conservar?
O melhor é usar as alcachofras o dia que forem compradas, mas elas duram em média cinco dias se embrulhadas em um saco plástico e armazenadas na geladeira.

Como Cozinhar?
Corte o talo perto da base e lave a alcachofra em água corrente abrindo bem as pétalas para que a água penetre. Deixe de molho em água com sal e algumas gotas de limão ou vinagre para não escurecer. No cozimento, use panelas esmaltadas ou em aço inoxidável. As panelas de alumínio escurecem a alcachofra. O tempo médio de cozimento é de aproximadamente 40 minutos, dependendo do tamanho e idade da alcachofra. Em panela de pressão o tempo cai para uns 20 minutos. Para saber se a alcachofra está cozida, é só puxar uma folha: se ela se soltar com facilidade é porque está no ponto. No cozimento, evite o excesso de água: coloque o suficiente para cobrir metade da alcachofra. Os talos das alcachofras também podem e devem ser aproveitados. Para isso, é só retirar a parte fibrosa que os envolve, descascando-os com uma faca. Depois, deixe os talos mergulhados em água com limão ou vinagre durante alguns minutos e leve para cozinhar por 30 minutos ou 15 minutos em panela de pressão.

Como Comer?
Você sabe o que fazer! Retire uma folha, mergulhe a pontinha na manteiga derretida ou em um molho e deselize-a através de seus dentes para extrair a polpa. Quando você chegar às folhas finas no interior, retire-as e descarte-as. Use sua faca para cortar os espinhos. Corte o coração em pedaços pequenos e mergulhe-os no mesmo molho.