Conheça o mapa da reciclagem consciente e segura de lixo eletrônico

Quando recebemos lixo eletrônico por email, o descarte é fácil: basta enviar para a lixeira, ou simplesmente excluir. No caso de lixo eletrônico físico, a coisa complica para quem tem consciência de que não basta, neste caso, colocar aparelhos ou baterias na lata de lixo de casa para que a um simples clique sumam sem deixar vestígios. Encaminhar esse tipo de material para a reciclagem correta e descarte seguro é a solução agora facilitada pelo site E-Lixo Maps (www.e-lixo.org), serviço de utilidade pública e iniciativa do Instituto Sergio Motta em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e empresas parceiras.

Trata-se de uma ferramenta de busca, desenvolvida para o mapeamento e cadastramento de postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico em todo Brasil.

Através da busca, o acesso a estes postos de descarte fica muito mais fácil. Basta acessar o E-Lixo Maps, inserir o endereço completo, o tipo de e-lixo que deseja descartar e clicar em “buscar postos de coleta”. Associando as informações à plataforma do Google Maps com o Banco de Postos, o sistema mostrará as opções disponíveis cadastradas próximas ao endereço pesquisado.

O Banco de Postos conta com o cadastramento contínuo de novos estabelecimentos para atender a demanda de necessidade da população. E essa demanda de busca, interesse e necessidade tornou obrigatória a expansão de cobertura, que em breve deve atingir todas as regiões do Brasil.

O impacto ambiental de centenas de milhares de computadores, baterias de celulares, incontáveis milhões de cds e dvds que são descartados todos os dias pode ser reflexo dos ganhos que a informatização e as telecomunicações agregaram à sociedade nas últimas décadas, mas infelizmente o custo desses avanços impactam nosso ambiente de forma desastrosa e cada vez mais devemos buscar na própria tecnologia formas criativas e eficientes de minimizar tais consequências nocivas.  Portanto, sempre que precisar descartar lixo eletrônico – ou souber de alguém que precisa – indique e acesse o E-Lixo Maps. No site também é possível indicar e cadastrar novos pontos de coleta e reciclagem.