El Calafate não é ainda um nome tão familiar para os brasileiros, mas bem que deveria!

Calafate (Berberis microphylla) é um arbusto espinhoso, perene, rústico e de formas interessantes. Produz uma frutinha roxa deliciosa com a qual se faz geléias, sorvetes, licores e até cerveja. Figurinha fácil na paisagem das estepes patagônicas, é ele que dá o nome à esta simpática cidadezinha na  Patagonia Argentina.

Porta de entrada para a grande estrela do pedaço, o glaciar Perito Moreno, El Calafate vai bastante além do próprio. Muitas atividades outdoor, paisagens lindíssimas, hospedagens de primeira e ótima gastronomia.  Com acesso fácil a partir de Buenos Aires, a cidade é destino obrigatório para quem gosta do tema.

O Perito Moreno, é claro, sozinho vale a viagem, e nós demos a sorte de fazer o Big Ice (trekking guiado sobre o Glaciar) em um dia especial; sem vento, sem nuvens, coisa rara por essas latitudes. Passar um punhado de horas com crampons nos pés sobre um maciço de gelo com mais de 250 quilômetros quadrados, parte da terceira maior massa glaciar do planeta, foi memorável. No caminho, pequenas gretas, afloramentos de água azul turquesa super potável e infinitos seracs.

O glaciar é algo em constante mutação, ele cresce, se parte e derrete, as rotas nunca são exatamente as mesmas, é um terreno para quem conhece do assunto.  Em meio a vastidão branca e praticamente desprovida de vida animal, o silêncio impressiona. E que luxo foi fazer o nosso delicioso almoço sobre a geleira sem precisar lutar contra os fortíssimos ventos, assíduos frequentadores da Patagonia. Teria sido dramático!

Para quem não está com o apetite de andar sobre o glaciar por horas ou simplesmente está com o tempo mais curto, a clássica caminhada pelas passarelas em frente ao Perito Moreno para contemplar os paredões de até 70 metros de altura do glaciar e presenciar as estrondosas rupturas de gelo das bordas já é um passeio e tanto. O Parque Nacional los Glaciares tem ainda outros grande glaciares a serem visitados, como o Upsala e o Viedma.

Depois dos dias hospedados em El Calafate na aconchegante Hosteria La Estepa, nos afastamos um pouco mais da cidade e tivemos o prazer de passar dois dias no hotel Eolo, um bacaníssimo hotel localizado no Valle de La Anita. O cenário bucólico das estepes patagônicas, as lagoas repletas de aves e montanhas deslumbrantes, que paz! O trekking de 3 horas para subir o Cerro Frías é programa imperdível. Com um panorama de 360º, em dias abertos se pode avistar do Fitz Roy em El Chaltén à Torres del Paine no Chile, além do maravilhoso Lago Argentino e povoado de El Calafate a leste, não escapa nada!

Para quem chega na cidade com alguma folga, vale bastante uma visita ao centro de informações do parque nacional para se situar. É um bom norte sobre a história local e o que há para se fazer. Nao deixe de assitir ao vídeo exibido em um telão, se forem as mesmas tomadas aeras que vimos, sensacional!

Como chegar:

O Aeroporto Internacional de El Calafate fica 21km da cidade. Para chegar a cidade pode-se pegar um taxi (preço médio $300 pesos argentinos) ou um serviço de shuttle por $75 pesos argentinos por pessoa)

Onde ficar (on site review – onde nós estivemos): 

Eolo – Spirit’s of Patagonia

Membro do Relais & Chateaux

Localizacão: Ruta Provincial N 11, km 23,000 · (9405) · El Calafate – 20km do centro de El Calafate

Diárias a partir U$770 por pessoa – full board exceto bebida alcoólica

Hosteria La Estepa

Localizacão: Av del Libertador Gral San Martín 5310, 9405 El Calafate – 3km do centro de El Calafate

Diárias a partir U$130 casal – café da manha incluso

Onde comer (on site review – onde nós estivemos): 

Mi Rancho – Restaurante aconchegante com gastronomia local –

Onde Beber (on site review – onde nós estivemos): 

Librobar Borges e Alvarez – Bar com atmosfera convidativa, possui as paredes forradas de livros e revistas e jogos de tabuleiro para os clientes.

O que fazer:

Hike Ice  e Navegação no Perito Moreno – Hyelo & Aventura

Navegação e Trekking para o Glaciar Upsala e Estancia Cristina

Trekking ao cume do Cerro Frias

Cavalgada no Cerro Frias – Estancia Cerro Frias

Caminhada e observação de aves na Laguna Nimez

Visita ao centro de informação do Parque Nacional Los Glaciares

Visita ao museu Glaciarium

Tour para para El Chalten

Tour para Torres Del Paine

 #PpowTravel