Em 1967, Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher fundam a AMG

AMG – em todo o mundo, estas três letras marcantes personificam automóveis de alta performance, exclusividade, dinamismo e prazer ao dirigir. Em 2012, a companhia fundada em 1967 por Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher comemora seu 45º aniversário. A imagem de sucesso da AMG como marca de desempenho da Mercedes-Benz reflete-se em sua impressionante performance no mundo do automobilismo esportivo e em seus veículos exclusivos. A AMG é hoje uma subsidiária 100% pertencente à Daimler AG e a ponta de lança tecnológica do grupo no segmento dos carros de alto desempenho. A promessa da marca AMG – “Driving Performance” – é resultado da união de tecnologia no estado da arte com puro prazer ao dirigir.

Primeiro acordo de cooperação ocorreu em 1990. Integração a partir de 1999

O acordo de cooperação, firmado entre a então Daimler-Benz AG e a AMG, em 1990, resultou em 1993 no C 36 AMG, primeiro veículo desenvolvido em associação. A integração gradual ao grupo Daimler começou em 1999, sendo finalizada em 2005. Atualmente, a direção da Mercedes-AMG GmbH está nas mãos de Ola Källenius (43 anos, Diretor) e Tobias Moers (46 anos).

SLS AMG, primeiro veículo com desenvolvimento independente

A atividade atual da Mercedes-AMG GmbH está firmemente ligada aos processos de desenvolvimento do Mercedes-Benz. A empresa oferece um portfólio único de veículos de alta performance. Primeiro veículo desenvolvido independentemente pela Mercedes-AMG, o superesportivo SLS AMG, apresentado em 2009, comprova o impressionante resultado da combinação de competência e paixão vigentes no quartel-general da empresa em Affalterbach.

O espetacular modelo com asas de gaivota foi seguido, em 2011, pelo SLS AMG GT3, especialmente desenvolvido para competições, assim como pelo conversível SLS AMG Roadster. Já em 2012, uma nova versão com 20 cavalos a mais de potência, suspensão com ajuste mais rígido e versão otimizada da transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades AMG Speedshift foi lançada – a SLS AMG GT.

Em 2013, o SLS AMG E-CELL será lançado no mercado. Após decidir colocar o carro em produção, a Mercedes-AMG está trabalhando com afinco e precisão no empolgante super carro esporte com propulsão elétrica. Os seis modelos SLS AMG, cada um com características individuais marcantes, demonstram não apenas a constante força renovadora da Mercedes-AMG GmbH, mas também seu papel como verdadeira desbravadora de caminhos no segmento dos super carros esporte.

AMG Performance Studio – individualização sem limites

Quem procura por algo especial também encontra exatamente o que deseja na Mercedes-AMG. O AMG Performance Studio desenvolve e produz em quantidade limitada veículos AMG únicos – uma tendência em crescimento.  Atendendo pedidos de clientes, o AMG Performance Studio também produz veículos individualizados com alto nível de acabamento manual e, ao mesmo tempo, dentro dos rigorosos padrões de segurança da Mercedes-Benz.

“Best in class” – melhor da categoria – em consumo de combustível, emissões, potência máxima e torque

A Mercedes-AMG GmbH emprega atualmente mais de mil colaboradores em sua fábrica em Affalterbach. O profissionalismo da AMG é marcado por sua constante busca por alto desempenho, precisão e eficiência. Cada carro de alta performance da AMG deve prover um desempenho notável, supremo prazer ao dirigir e máxima qualidade nos mínimos detalhes. Cada novo modelo AMG disputa a liderança no mercado em termos de consumo de combustível e emissões e já são os melhores em seus segmentos. O novo SLK 55 AMG é uma prova: possui o motor V8 mais eficiente em consumo do mundo, com o sistema AMG Cylinder Management de desativação de cilindros, uma tecnologia inspirada pela Fórmula 1.

Crescimento consistente: a estratégia “AMG Performance 50”

O “AMG Performance 50” é um plano estratégico de crescimento para a AMG nos próximos cinco anos, quando a marca completará 50 anos de atividades. Nesse período, a AMG lançará mais modelos inéditos de alto desempenho. A marca vai aumentar sua gama de modelos dos atuais 22 para 30 e quer expandir suas vendas em 50% até 2017.

Além da nova gama de compactos de alto desempenho, o segmento da Classe S deverá desempenhar um papel ainda mais importante para a marca com a ampliação da linha nos próximos anos.

Para atender o crescimento nas vendas, a AMG também está expandindo sua capacidade de produção. O novo motor quatro cilindros AMG 2.0 será produzido na fábrica de motores da Mercedes-Benz MDC Power em Kölleda, numa linha de produção especificamente criada para ele. O 2.0 turbo continuará sendo produzido conforme a tradicional filosofia da AMG de “um homem, um motor”, levando na etiqueta a assinatura do engenheiro que trabalhou em sua produção.

AMG Driving Academy – treinamento e eventos exclusivos para pilotos

A AMG Driving Academy é um dos principais pilares da experiência AMG. Seja através dos roteiros EMOTION, voltados à diversão, cursos de treinamento especial para condições de inverno na Lapônia, na Suécia, ou empolgantes eventos em pistas de corrida como o Laço Norte de Nürburgring, a gama de programas de treinamento e eventos oferecidos é extremamente diversa.  Um destaque especial é o programa MASTERS, em que os participantes podem pilotar o SLS AMG GT3, versão de competições do modelo asas de gaivota. Os eventos de treinamento ocorrem não apenas na Europa, mas também na China, Estados Unidos e Índia.

A AMG mantém 270 Performance Centers, em 24 países, não apenas para atrair potenciais clientes para a marca, mas também para oferecer um alto nível de serviços para os clientes já existentes.No Brasil, eles são oito: cinco em São Paulo, e um no Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Apoio ao consumidor de primeira classe, juntamente com contato permanente, são componentes chave da promessa mantida pela marca AMG, “Driving Performance”.

A ambientação dos AMG Performance Centers se caracterizam pela presença uniforme e independente da marca AMG. Materiais de alta qualidade, mobiliário exclusivo e as cores típicas da marca criam um requintado ambiente para contatos com os clientes. Especialistas em vendas e serviços especialmente treinados para a AMG atendem a padrões uniformes em todo o mundo, garantem ao cliente um permanente tratamento de primeira classe.

Dedicação ao automobilismo na Fórmula 1, DTM e granturismo

Com raízes firmemente assentadas no automobilismo, a marca de desempenho AMG tem estado presente nas pistas há décadas. A AMG é a marca com maior sucesso na história do DTM (campeonato alemão de turismo) e demonstra seu envolvimento com o automobilismo do mais alto nível com o SLS AMG GT3. Com 26 vitórias no campeonato europeu da FIA GT3, o SLS AMG GT3 foi o modelo recém-chegado de maior sucesso na temporada automobilística de 2011 e também compete no disputado Campeonato Brasileiro de GT: desde que o carro chegou ao país, este ano, já venceu seis provas.

Com 167 vitórias em 345 corridas desde 1988 (até maio de 2012), assim como 32 títulos de pilotos, fabricantes e equipes, a Mercedes AMG é a marca de maior sucesso na história do DTM. Em 2012, Ralf Schumacher e Jamie Green estão competindo no DTM com o Mercedes AMG C-Class Coupé.

A marca AMG também está presente na temporada 2012 da Fórmula 1, através da equipe MERCEDES AMG PETRONAS e da MERCEDES AMG High Performance Powertrains. Além disso, a AMG fornece o Safety Car e o Medical Car da Fórmula 1 desde 1996.

22 veículos AMG, de 421 cv a 630 cv

No 45º aniversário da AMG, o leque de modelos não é apenas o maior e mais diversificado de sua história, mas também adequado aos mais diferentes desejos e exigências dos clientes. A gama compreende 22 veículos AMG de alta performance, com potências que vão de 421 cv a 630 cv. A seleção de modelos oferecida inclui sedãs, cupês e utilitários esportivos, assim como roadsters e o SLS AMG, primeiro veículo desenvolvido independentemente pela Mercedes-AMG. Cada modelo AMG é um veículo totalmente voltado à alta performance que entusiasma pela potência, pela tocante sonoridade do motor, excelente dirigibilidade e sensação ao pilotar. A notória exclusividade também vem de série, assim como a qualidade excepcional e a precisão na fabricação. Em resumo, todos os modelos AMG incorporam os padrões de engenharia e fabricação típicos da marca.

Os atraentes pacotes AMG Performance também são oferecidos para vários modelos, permitindo incrementar ainda mais o dinamismo e desempenho dos veículos para uso nas pistas. Itens opcionais exclusivos do Performance Studio também permitem que os veículos AMG sejam customizados de forma ainda mais exclusiva.

Mais recentes lançamentos AMG no Brasil

Celebrando o 45º aniversário da AMG, três novos modelos da marca chegam ao Brasil para aumentar a gama de superesportivos disponíveis no mercado: C 63 AMG Coupé Black Series, SLK 55 AMG e E 63 Biturbo AMG.

Novo C 63 AMG Coupé Black Series: mais potente Classe C de todos os tempos

Design diferenciado, tecnologia adquirida no mundo das competições e comportamento dinâmico do mais alto nível – o novo Mercedes-Benz C 63 Coupé Black Series chega ao mercado brasileiro. O superesportivo incorpora o lema da marca AMG, “Driving Performance”, como nenhum outro modelo.

O Classe C mais potente de todos os tempos tem potência máxima de 517 cv e torque máximo de 620 Nm/5200rpm. O V8 AMG de 6,3 litros impressiona pelo torque, potência e respostas imediatas. O C 63 AMG Coupé Black Series acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

A diversão exclusiva ao volante é uma cortesia da suspensão esportiva AMG ajustável “coil-over” e do sistema de frenagem AMG com discos em material composto. O novo C 63 AMG Coupé Black Series dá continuidade à estratégia Black Series, iniciada em 2006.

Dados em resumo:
Cilindrada: 6.208 cm3
Potência: 517cv a 6.800 rpm
Torque máximo: 620 Nm a 5.200 rpm
Peso do motor (drenado): 196 kg
Aceleração 0-100 km/h: 4,2 s
Velocidade máxima: 300 km/h*
*Limitada eletronicamente

SLK 55 AMG: nota máxima em tudo

O novo Mercedes-Benz SLK 55 AMG é o mais potente SLK de todos os tempos. Seu novo motor V8 5,5 litros com desativação de cilindros combina máximo desempenho com o menor consumo de combustível possível. Com potência máxima de 421 cv e torque máximo de 540 Nm, o SLK 55 AMG supera todos os seus concorrentes diretos.

O ótimo comportamento dinâmico é garantido pela suspensão esportiva AMG aliada ao sistema de direção Direct-Steer que proporciona excelente dirigibilidade e precisão em qualquer tipo de condução. O sistema de frenagem e programa eletrônico de estabilidade (ESP) de três estágios traz esportividade e segurança para esse roadster.

O SLK 55 AMG é a materialização perfeita da nova proposta da marca, “Driving Performance”: no segmento de roadsters compactos de alto desempenho não há nada que se compare à sua combinação de condução dinâmica, esportividade, alta tecnologia inigualável e baixo consumo de combustível. O SLK 55 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

Dados em resumo:
Cilindrada: 5.461 cm3
Potência: 421 cv a 6.800 rpm
Torque máximo: 540 Nm a 4.500 rpm
Peso do motor (drenado): 187 kg
Aceleração 0-100 km/h: 4,6 s
Velocidade máxima: 250 km/h
* limitada eletronicamente

Novo E 63 Biturbo AMG: referência em dinamismo e eficiência

Ainda mais potente e eficiente, o novo E 63 Biturbo AMG traz agora o novo motor V8 AMG 5,5 litros biturbo, já conhecido pela aplicação no CLS 63 AMG. Ele entrega, na versão oferecida no País, 557 cv de potência, apresentando ao mesmo tempo uma impressionante redução no consumo: cerca de 20% menos do que seu antecessor equipado com o motor AMG V8 biturbo 6,3 litros naturalmente aspirado.

O E 63 Biturbo AMG é o veículo mais eficiente em sua classe. Uma contribuição importante para chegar a esses números é a presença da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas e do novo sistema de direção eletromecânica esportiva sensível à velocidade AMG. Sistemas de assistência adicionais também elevaram a segurança dos ocupantes do carro a um nível totalmente novo.

A verdadeira usina de força de oito cilindros traz componentes inovadores: além da injeção direta com spray direcionado, com injetores piezo-elétricos, ele inclui um cárter totalmente em alumínio, quatro válvulas por cilindro com ajuste do eixo de comando, intercooler a ar e água, gerenciamento do alternador e sistema Eco start/stop. Na configuração oferecida para os clientes brasileiros, que possui o pacote AMG Performance, o motor proporciona 557 cv e 800 Nm. O E 63 Biturbo AMG, assim, tem desempenho excepcional: aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Dados em resumo:
Cilindrada: 5.461 cm3
Potência: 557 cv a 5.250-5.750 rpm
Torque máximo: 800 Nm a 2.000-4.500 rpm
Peso do motor (drenado): 204 kg
Aceleração 0-100 km/h: 4,2 s
Velocidade máxima: 250 km/h
* limitada eletronicamente