Sob o título Incerteza viva [Live Uncertainty], a 32a Bienal de São Paulo busca refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas

Artista: Rita Ponce de León Título do trabalho: Sin título, 2015 [Sem título / Untitled] Descritivo: Desenho parte da instalação Con tus propias manos, realizada na Fundació Miró, Barcelona, Espanha (2015) Dimensões/dimensions: 25 x 25 cm Material ou técnica: nanquim sobre papel [material or technique: ink on paper] Coleção: - Cortesia: da artista e 80M2 Livia Benavides [courtesy: and the artist and 80M2 Livia Benavides] Foto/photo: Rita Ponce de León

Autenticidade é a palavra que define a 32a Bienal de Arte de São Paulo, aberta até 11 de dezembro, no Parque Ibirapuera. A exposição traz de forma inédita o olhar para a cultura latina, mergulhada em assuntos com raízes brasileiras, ecologia e questões ambientais, diferente da cena global como vitrine do mais moderno nas artes visuais, como se apresenta desde 1950.

A mostra se posiciona como uma cartilha botânica, onde os 81 artistas escalados desenvolveram trabalhos que fazem com que os visitantes resgatem o olhar para o orgânico, para a vida e suas sutilezas.
Jochen Volz, curador da mostra, se inspirou em um jardim tropical para pensar a disposição dos trabalhos e criar contrastes entre zonas de maior e menor densidade. Volz faz questão de mencionar que mais de metade de seus artistas são mulheres nessa Bienal. Olhar para o mundo a partir de uma perspectiva feminina, em sua opinião é desafiar “narrativas hegemônicas”.

32ª Bienal de São Paulo – Incerteza viva
7 de setembro a 11 de dezembro de 2016
Curador: Jochen Volz
Co curadores: Gabi Ngcobo, Júlia Rebouças, Lars Bang Larsen e Sofía Olascoaga

ter, qua, sex, dom e feriados: 9h – 19h (entrada até 18h) / qui, sáb: 9h – 22h (entrada até 21h)
Fechado às segundas / Entrada gratuita

www.bienal.org

Imagem: Artista: Rita Ponce de León
Título do trabalho: Sin título, 2015 [Sem título / Untitled]
Descritivo: Desenho parte da instalação Con tus propias manos, realizada na Fundació Miró, Barcelona, Espanha (2015)
Dimensões/dimensions: 25 x 25 cm
Material ou técnica: nanquim sobre papel [material or technique: ink on paper]
Coleção: –
Cortesia: da artista e 80M2 Livia Benavides [courtesy: and the artist and 80M2 Livia Benavides]
Foto/photo: Rita Ponce de León