Revirada Circo comemora Dia do Palhaço no centro da cidade

O palhaço argentino Chacovachi

Eventos gratuitos com atrações internacionais homenageiam a figura do palhaço, que tem seu dia nacional comemorado em 10 de dezembro.

O circo foi o tema escolhido pela Secretaria Municipal de Cultura para promover a segunda edição da Revirada. E o Vale do Anhangabaú receberá, entre os dias 8 e 12 de dezembro, artistas brasileiros e latino-americanos, além do grupo belga “Shake that”, em uma lona especialmente montada em frente ao prédio dos Correios, além de diversas atividades de rua que avançam pelo Bulevar São João (calçadão entre o Vale do Anhangabaú e o Largo do Paissandu). As apresentações são gratuitas.

Na abertura da Revirada Circo, dia 8 de dezembro, acontece uma performance aérea, às 20h, do grupo Acrobático Fratelli, de São Paulo, que se exibirá nas fachadas de prédios do Vale. No dia seguinte, às 13h, está programado o espetáculo interativo “La mutante varieté” (A variedade mutante), dos uruguaios do Pambazos Bros. Trata-se de um cabaré de variedades composto de números cômicos que recorrem ao humor das feiras de horror itinerantes que percorriam cidades no começo do século 20. Do Chile, o grupo El Kote traz o espetáculo “Aquí el único animal soy yo” (Aqui o único animal sou eu). O solo, que será apresentado dia 10 de dezembro, às 15h, reúne técnicas de malabarismo e improvisação.

O palhaço argentino Chacovachi faz sua segunda apresentação em São Paulo, desta vez trazendo o espetáculo “Cuidado!, un payaso malo puede arruinar tu vida” (Cuidado!, um palhaço mau pode arruinar tua vida). A performance que será apresentada dia 10, às 16h30, e dia 11, às 13h, estreou em 2005 no Festival de Teatro de Rua de Valladolid, cidade espanhola. Com 24 anos de carreira, o artista é um dos mais tradicionais palhaços de rua da Argentina, e ocupou como posto fixo durante 16 anos a praça França em Buenos Aires, capital daquele país.

O grupo belga Shake That

O espetáculo de rua “Shake That” do grupo belga homônimo, faz duas apresentações dias 10 e 11 de dezembro, às 21h. Cinco malabaristas ambientam a encenação em um bar, que será montado na região do Vale do Anhangabaú. A partir de uma combinação de malabarismo, comédia e muita improvisação, Sander, Joris, Nino, Hans e Gab preparam drinks exóticos recorrendo a movimentos de bartenders. O público será convidado a experimentar as criações. O grupo já se apresentou em diversos países da América e Europa e estiveram no Brasil ano passado para apresentações no Rio de Janeiro.

Do Brasil, marcam presença na Revirada Circo os cariocas do Coletivo Nopok, criado em 2007 a partir da pesquisa de seus integrantes sobre o universo circense e da comicidade. Para o evento, o grupo traz “No pocket – Um espetáculo para todos os bolsos”, que utiliza técnicas de malabares e de equilíbrio, ou seja, atividades com base no virtuosismo técnico. Apresentações de grupos conhecidos do grande público paulistano, como LaMínima e Irmãos Becker, também estão na programação.

De 8 a 12 de dezembro de 2010
Revirada Circo

Lona no Vale do Anhangabaú e atividades de rua no Bulevar São João.
Diversos horários.
Grátis

Programação completa
08/12 – QUARTA-FEIRA
18h – Espetáculo de abertura (Lona)
Banda Circense, Palhaço Picoly, Artistas grafiteiros, M.C Max B.O, números clássicos com contorcionistas, malabaristas, palhaços e acrobatas dos Circos Spacial, dos Sonhos, Stankowich e Zanni.
20h – Acrobático Fratelli (SP) – Coreografia nas fachadas de prédios da região

09/12 – QUINTA-FEIRA
09h30 – Intervenções
10h – Apresentação dos vencedores da Mostra Competitiva realizada pela Cooperativa Brasileira de Circo (Lona)
11h30 – Intervenções
12h – Apresentação dos vencedores da Mostra Competitiva realizada pela Cooperativa Brasileira de Circo (Lona)
13h – Pambazos Bros (Uruguai) – Espetáculo: La Mutante Varieté – Cabaré de variedades composto por números cômicos e formado por figuras bizarras. O espetáculo, assim como aqueles apresentados em circos antigos, tem uma estrutura de números (Siameses Sarlanga, Plantas Carnívoras e Chico Chicote e O Coelho Transgênico) e apresentadores (Kingston e Winston), que utilizam a estética de “monstros simpáticos”, lembrando, com humor, as “feiras de horror” itinerantes que visitavam as cidades no início dos anos 1900, assustando e divertindo o público.
14h30 – Intervenções
15h – Apresentação dos vencedores da Mostra Competitiva realizada pela Cooperativa Brasileira de Circo (Lona)
16h30 – Coletivo Nopok (RJ) – Espetáculo: No Pocket – Um espetáculo para todos os bolsos – Utilizando malabares e técnicas de equilíbrio, o grupo carioca procura chamar atenção do espectador transeunte conduzindo-o a uma experiência na qual ele não é apenas um mero observador, mas um importante elemento no jogo estabelecido. A cena é uma sucessão de números que explora o virtuosismo técnico, acompanhada por música ao vivo e entrelaçada por situações burlescas e inusitadas.
17h30 – Intervenções
18h – Apresentação dos vencedores da Mostra Competitiva realizada pela Cooperativa Brasileira de Circo (Lona)
20h – Circo Dux (RJ) – DUX+3 (Lona)O espetáculo traz números sensacionais e criaturas extraordinárias que desafiam as leis humanas. Equilíbrio, malabares, acrobacia, paradas de mão, muito humor e irreverência juntos em um trabalho dirigido a todo o tipo de público.

10/12 – SEXTA-FEIRA
9h30 – Intervenções
10h – Espetáculo de Variedades (Lona)
11h30 – Intervenções
12h – Espetáculo de Variedades (Lona)
13h – Coletivo Nopok (RJ) – Espetáculo: No Pocket – Um espetáculo para todos os bolsos
13h30 – Intervenções
14h – Espetáculo de Variedades (Lona)
14h – Los Branda (SP) – Espetáculo: Fusca – A incrível destreza do homem, com sua força descomunal ao lidar com um Fusca.
15h – El Kote (Chile) – Espetáculo: Aquí el único animal soy yo. Espetáculo solo de circo-teatro que reúne técnicas de malabarismo, improvisação, paródias de cinema norte-americano e humor. A perfeita sintonia entre a música e o movimento poderá levar o público a uma surpreendente idealização de uma imagem surreal.
16h30 – Chacovachi (Argentina) – Espetáculo: Cuidado! Un payaso malo puede arruinar tu vida
17h30 – Intervenções
18h – Espetáculo de Variedades (Lona)
19h – Maku Jarrak (Argentina) – Espetáculo: Metro y Medio – Espetáculo baseado na ação física e comunicação cômica com o público de forma ativa. Momentos técnicos e lúdicos fazem parte de um universo cheio de equilibrismos, malabarismos excêntricos e números cômicos e únicos que levam a um final surpreendente.

19h – Programação especial do Centro de Memória do Circo – O espetáculo reunirá duas gerações de artistas circenses: aqueles criados em picadeiros integrados ao ofício naturalmente e jovens frequentadores dos cursos ministrados pelos Doutores da Alegria e pela Escola São Paulo de Teatro. Serão encenados diversos esquetes pelos alunos e pela velha guarda. O ator Pascoal da Conceição é o mestre de cerimônias. Interpretando o escritor modernista Mario de Andrade, grande entusiasta de circo, Conceição apresenta os números, que têm início com as palavras dos mestres-palhaços, intercaladas por entradas e piadas do palhaço Picolino II. O espetáculo encerra o ciclo de depoimentos Entre risos e lágrimas – O teatro no circo, que, desde outubro deste ano, vem abordando no Centro de Memória do Circo o tema “palhaçaria”.

20h – Circo Dux (RJ) – DUX+3 – O espetáculo apresenta números sensacionais e criaturas extraordinárias que desafiam as leis humanas. Equilíbrio, malabares, acrobacia, paradas de mão, muito humor e irreverência juntos em um trabalho para todo o tipo de público, demonstrando força, magia e habilidade.
21h – Shake that – Espetáculo Shake That – Grupo belga homônimo traz cinco malabaristas ambientam a encenação em um bar. A partir de uma combinação de malabarismo, comédia e muita improvisação, Sander, Joris, Nino, Hans e Gab preparam drinks exóticos recorrendo a movimentos de bartenders.

11/12 – SÁBADO
11h – Brick House Br (SP) – Xuxu Beleza e Tomate Maravilha – O espetáculo visa mostrar que todas as pessoas são super-heróis desempenhando suas funções na sociedade, sem que, para isso, tenham que trajar uniformes característicos.
12h – Fanfarra (Cesário Lange) e Encontro de Malabaristas
13h – Chacovachi (Argentina) – Espetáculo: Cuidado! Un payaso malo puede arruinar tu vida
14h – Los Branda (SP) – Espetáculo: Fusca – A incrível destreza do homem, com sua força descomunal ao lidar com um Fusca.
15h – Maku Jarrak (Argentina) – Espetáculo: Metro y Medio – Espetáculo baseado na ação física e comunicação cômica com o público de forma ativa. Momentos técnicos e lúdicos fazem parte de um universo cheio de equilibrismos, malabarismos excêntricos e números cômicos e únicos que levam a um final surpreendente.
16h – Encontro de Malabaristas
16h30 – Intervenções
17h – Espetáculo de Variedades (Lona)
18h – Los Gusanos (Chile) – Espetáculo: El mundo dentro de un globo “O mundo em um balão”, apresentação na qual o palhaço Zirpape mostra suas habilidades com o manuseio de balões.
19h30 – Circo Amarillo (SP/ Argentina) – Experimento Circo
21h – Shake that – Espetáculo Shake That –

12/12 – DOMINGO
11h – Irmãos Becker (SP) – Espetáculo: Circo Malabarístico – Dois malabaristas cômicos demonstram, de modo criativo e bem humorado, o malabarismo clássico e o experimental, com novos planos, formas e materiais, como cones de trânsito, estimulando a participação da plateia do início ao fim do espetáculo.
12h – Du Circo (SP) – Espetáculo: O Omelete – Artista circense, malabarista profissional e palhaço, Du Circo usa uma minibicicleta para realizar algumas manobras bem atrapalhadas. Na sequência, demonstra várias habilidades ligadas ao malabarismo, utilizando raquetes de tênis, cartolas e bolas de cristal, que resultam em uma “omelete”.
13h – Circo Delírio (Argentina/ Uruguai) – Espetáculo: Cabaré do Mercosul – Show de variedades circenses composto por malabarismo, acrobacias, equilíbrios e comédia física, nas quais as cenas são enriquecidas com efeitos sonoros, tudo com base na forte pesquisa que o grupo vem desenvolvendo desde 2003.
14h – Los Branda (SP) – Espetáculo: Fusca – A incrível destreza do homem, com sua força descomunal ao lidar com um Fusca.
14h30 – Intervenções
15h – Espetáculo de Variedades (Lona)
16h30 – Intervenções
17h – Espetáculo de Variedades (Lona)
18h – Circo Ve (Argentina) – Espetáculo: Los Prismáticos – Desde o início do show, dois personagens tentam confundir o público com seus comportamentos e suas roupas. Obcecados pelo reconhecimento do espectador, eles começam a realizar peripécias que resultam em uma competição.
19h30 – LaMínima (SP) – Espetáculo: Reprise – Dois palhaços chegam para fazer uma apresentação e percebem que foram contratados para o mesmo local e horário. Ambos decidem realizar seus números em conjunto e descobrem, no decorrer do show, que, juntos, seus talentos se multiplicam e o repertório de renova.

Fotos: Johannes Vandevoorde (Shake That) e Javier Flores (Chacovachi)

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura