Considerações sobre a técnica do relaxamento total

Yoga Nidra é uma técnica derivada do Tantra Yoga para induzir o completo relaxamento físico, mental e emocional. O termo vem do sânscrito, em que Yoga significa união ou consciência intencional, e Nidra significa sono.

Durante sua prática, a mente focaliza diferentes partes do corpo, possibilitando ao praticante observar como espectador a uma liberação de imagens subconscientes carregadas de emoções e conteúdos que foram reprimidos. Tais conteúdos, causa de nossas tensões profundas e da constante inquietude da mente, interferem nos nossos comportamentos da vida diária. O estado de relaxamento é alcançado voltando-se para o interior, longe da experiência de fora. Com isso, separando-se o interno do externo, pode-se aplicá-lo para vários objetivos, como por exemplo desenvolver a memória, aumentar o conhecimento e criatividade ou transformar nossa natureza.
 
Como acontece – Quando o relaxamento é completo, a receptividade é maior. Quando a consciência está conectada com todos os sentidos, a receptividade é menor. Este é o segredo do Yoga Nidra.

Existem vários níveis da mente. Alguns são áridos, alguns são solos macios. Quaisquer impressões que você plantar na mente subconsciente crescerá e os frutos enriquecerão cada aspecto de sua vida, num rodízio de conscientização em que a mente focaliza as diferentes partes do corpo.

No Raja Yoga de Patanjali, há um estado chamado Pratiahara em que a consciência mental e espiritual são desassociados dos canais sensoriais. A Yoga Nidra é um aspecto do Pratiahara que leva ao mais elevado estado de concentração e samadhi (estado de união com o Divino).

Ao final de uma prática de Yoga, o praticante deita-se em Savasana (postura do morto), com as costas apoiadas no chão para a preparação do relaxamento final. Relaxamento este que pode ser atingido de várias maneiras. O professor deve preparar a condução de acordo com cada aula especificamente. Pode-se fazer um relaxamento, primeiro, pedindo para que seja mentalizada cada parte do corpo separadamente. Começando pelos pés e assim sucessivamente até chegar ao topo da cabeça. É importante enfatizar o ritmo da respiração.

Existem também relaxamentos conduzidos de acordo com os diferentes chakras (centros nervosos) ao longo do corpo, juntamente com as cores a que cada um corresponde. Para preparar o corpo físico e conduzí-lo a um estado mental de tranquilidade pode-se ainda realizar relaxamentos com visualizações. Por exemplo, estar em um lugar calmo, uma floresta ou uma praia etc. e, a partir daí, aumentar o conhecimento interno ao expandir sua aura interior para uma melhor condição física e mental.

Fontes: Yoga e educação, Swami Satyananda; Light on Pranayama, B.K.S.Iyengar

Fotos: Reprodução