Modelo inédito da marca vai ser revelado no North American International Auto Show 2012

A Volvo Car Corporation vai apresentar em um dos salões mais importantes do setor automotivo o mais novo modelo elétrico da marca. O Volvo XC60 Plug-in Hybrid é a combinação perfeita entre um veículo elétrico, um híbrido altamente econômico e um potente utilitário esportivo. Com o toque de apenas um botão, o condutor decide qual motorização vai ser utilizada.

“A tecnologia do XC60 Plug-in Hybrid Concept é tão engenhosa quanto única”, afirma Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation. “Você pode aliar a preocupação com o meio ambiente a todas as características de um automóvel de luxo. Nenhum outro fabricante alcançou tal nível de perfeição, onde economia, autonomia combinada – gasolina/eletricidade –, luxo e potência trabalham juntos”, diz o executivo.

A tecnologia Plug-in hybrid, que inclui o inédito motor quatro cilindros da nova plataforma VEA (Arquitetura Ambiental Volvo), vai estar disponível no mercado em alguns anos. “Mais ainda é cedo para afirmarmos qual será o primeiro modelo a possuir as novas motorizações”, explica Jacoby.

Energia Híbrida – Três carros em um

– O motorista pode escolher entre três modos de condução: Pure, Hybrid ou Power.

– No modo Pure, o veículo é impulsionado somente por um motor elétrico até sua máxima autonomia. A capacidade é aproximadamente 56 quilômetros (pode variar de acordo com o ciclo de condução) com zero de emissões de poluentes. Já a autonomia no ciclo de condução européia NEDC é de 45 quilômetros.

– O modo Hybrid é padrão quando o veículo é ligado. O motor a gasolina e elétrico em conjunto proporcionamáximo prazer de condução com mínimo de impacto ambiental. De acordo com a certificação Européia para condução NEDC, as emissões de poluentes são de 53g/km e autonomia de aproximadamente 50 km/l. Usando a certificação norte-americana, que inclui a emissão de poluentes da produção de energia elétrica, essa economia pode chegar a 23 km/l, o que garante uma autonomia total de 960 km.

– No modo Power, a tecnologia foi otimizada para desempenhar o máximo de aproveitamento. O motor a gasolina de 280 cv e 38,75 m.kgf de torque, combinado com um elétrico com 70 cv e 20,39 m.kgf de torque, garantem a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundo.

Confira a galeria de imagens do modelo: