Ushuaia, uma cidade com pouco mais de 100 anos e uma beleza única

Ushuaia

Foto by Douglas Fernandes (Flickr)

O casal de colaboradores “Renato & Fernanda” tiveram a oportunidade de visitar mais um destino tão sonhado!

Essa é Ushuaia, uma cidade jovem, mas com bastante história para contar. A Terra do Fim do Mundo, como é conhecida, foi fundada  em 1884 , mas foi habitada por povos indígenas há cerca de 11.000 anos atrás. Posteriormente, em 1520, recebeu sua primeira viagem documentada, por Fernão de Magalhães que naquela época batizou o local de Terra do Fogo , devido ao grande número de fogueiras que ele avistava à distância daquela região.

A cidade foi fundada sobre as costas do canal de Beagle, rodeada pela cordilheira dos Andes e cercada por vales glaciais, portanto é um lugar de natureza única e privilegiada em todas as estações do ano.

Ushuaia

O crescimento de Ushuaia se deu no início do século XX com a construção do Presídio de Ushuaia que funcionou de 1902 a 1947. Foi graças a este presídio que muitas pessoas de outras regiões da Argentina,  mudaram-se para a região em busca de empregos. Desta forma a cidade foi crescendo e hoje tem a população que gira em torno de 60.000 habitantes.

Em Ushuaia vale a pena pegar um taxi  ou alugar uma carro para conhecer os pontos turísticos. O pessoal de lá é bem receptivo e simpático. Eles tem muito orgulho da cidade principalmente em relação à natureza e à qualidade de vida que o lugar proporciona!

Tren-del-fin-del-mundoEntão, sempre irão sugerir passeios pelos pontos mais conhecidos e belos de lá. Entre os mais visitados, estão:

– Estação de Ski Cerro Castor

Museu do Fim do Mundo :: onde foi o presídio

– Parque Nacional Tierra del Fuego :: onde pode-se pegar o “tren del fin del mundo

Mas existem outras atividades como a navegação pelo Canal de Beagle e outras travessias marítimas, trekking e esportes de inverno, além de passeios na neve com os trenós puxados pelos tradicionais cachorros.

A gastronomia da Cidade é bem bacana, tem alguns restaurantes legais e charmosos para conhecer. Vale ir para lá e provar a famosa Centolla  e o Cordeiro. A rede hoteleira de lá também é boa, mas se você quer ter uma estadia excelente, indicamos o Hotel Arakur (clique aqui para ver a matéria com fotos).

Arakur - Ushuaia

Além dos turistas que buscam as belezas e aventuras “do fim do mundo”, a cidade também é conhecida por receber pessoas que vão para lá fazer compras, pois Ushuaia é livre de impostos. Para nós brasileiros, hoje pode não valer muito a pena por conta da alta inflação Argentina, mas sem dúvida vale muito a pena ir para conhecer os vários atrativos que o lugar proporciona!

Canal-de-Beagle

Como não poderia deixar de ser, um dos principais pontos turísticos de Ushuaia é a Estação de ski Cerro Castor

Situada a 1.057 m de altura e a 26 km da cidade, encontra-se um dos centros mais modernos de ski da América do Sul. Apesar da baixa elevação, é um dos destinos mais certeiros para a boa condição de neve, isso porque se localiza na cidade mais austral do mundo e pela orientação da montanha (ladeira sul). Lá a neve vai até o finalzinho da temporada mesmo… em meados de Outubro deste ano, ainda estava nevando! Também oferece boas condições de fora de pista com passeios entre as árvores.

Fernanda entre as árvores

verano_onda_verde

Com meios de elevação modernos para os padrões de América do Sul  e amplas pistas para todos os níveis de esportistas, dispõe de inúmeras cafeterias muito bem instaladas e distribuídas pela montanha, onde se pode relaxar e apreciar as vistas maravilhosas.

A estação tem serviços de aluguel e venda de equipamentos e lojas de roupas. Oferece aulas para crianças e adultos e conta com um snow parque muito bem montado e grande em relação ao tamanho da montanha. Também tem hospedagem no pé da montanha –  O Castor Ski lodge.

Mesmo não sendo uma montanha tão grande, você com certeza não ficará em longas filas nos lifts. Isso porque nesta estação o número de pessoas realmente não é alto e sobra espaço para todos se divertirem sem preocupação.

Por tudo isso, não é a toa que em 2013 foi escolhida como a melhor estação de ski da Argentina.

Só que vá bem preparado. Pois boas condições de neve não acontecem sem baixas temperaturas… é bem frio por lá!

Esquiar em Cerro Castor é desfrutar da melhor qualidade de neve!

clique nas imagens abaixo para ampliar as fotos

Clique aqui para ver outros destinos gelados!

#SnowTrip #PpowTravel