Se existe um lugar além de Parati onde o Amyr Klink se sente em casa, este lugar é Ushuaia

Ushuaia_Amyr_Klink_69

Conhecida como A Terra do Fogo ou Terra do Fim do Mundo a cidade considerada pelos argentinos a mais austral do planeta é a porta de entrada, ou melhor de saída para o continente Antártico.

Ushuaia_Amyr_Klink_06

No pequeno e burocrático porto partem expedições pelo canal de Beagle e para quem tem disponibilidade e vontade de conhecer o continente branco de Novembro à Abril os veleiros, catamarãs e cruzeiros levantam âncora para um destino pouco convencional, mas a cada ano mais procurado, a Antártida.

Ushuaia_Amyr_Klink_04

No final de Abril o luxuoso Hotel Arakur, organizou uma expedição exclusiva para brasileiros com o maior navegador da história do Brasil, Amyr Klink.

Ushuaia_Amyr_Klink_70

O programa previa uma navegação pelo canal de Beagle e uma conversa em tom de amigos no hotel, mas o que tivemos foi muito maior do que isso. Foram 4 dias que o Amyr e a Marina nos mostraram seus restaurantes, cafés e destinos favoritos da região patagônica.

DSC00488

Nos reunimos no saguão do hotel e partimos em direção ao porto, por lá nos aguardava um catamarã privativo com gostosos snacks, cerveja local Beagle e espumante.

Ushuaia_Amyr_Klink_11

A navegação começou e as histórias de Amyr começaram a vir à tona, algumas delas conhecidas pelos fãs e leitores de seus livros, outras nem tanto e atiçaram a curiosidade de todo o grupo.

Ushuaia_Amyr_Klink_07

O cenário era incrível, o tempo estava fechado, mas não tirou a beleza da região. Em pouco tempo avistamos uma ilha lotada de comodoros, aves nativas que parecem pinguins.

Ushuaia_Amyr_Klink_05

Logo a frente uma comunidade de focas, lobos e leões marinhos, e quando finalmente chegamos ao farol do fim do mundo uma grande surpresa nos esperava! Duas baleias começaram a fazer graça perto do nosso barco e todos correram para registrar o momento.

Ushuaia_Amyr_Klink_09

Durante a navegação bati um papo com o Amyr e ele deixou claro que não se sente a vontade em navegar naquelas águas, segundo ele o canal pode se transformar rapidamente em águas sinistras. Ele me explicou o porque prefere passar mais ao sul do cabo Horn do que contornar o próprio, pois o oceano vem a uma profundidade 2000 mil metros e de repente sobe para 80 metros o que qualquer ventinho transforma o oceano em mar em fúria com ondas temíveis que podem chegar até 30 metros de altura.

Ushuaia_Amyr_Klink_10

Após nossa navegação a Marina sugeriu de irmos todos almoçar no charmoso El Almacén :: Ramos Generales, o curioso restaurante possui em seu cardápio pratos típicos da região como coelho e guisado de lentilha e sua original decoração com antiguidades e objetos locais torna o ambiente aconchegante.

Ushuaia_Amyr_Klink_13

Terminado o almoço retornamos ao Arakur, e algumas pessoas do grupo aproveitaram para fazer a trilha que percorrem a Reserva Natural Cerro Alarkén, 180 hectares da reserva pertence ao hotel. O cenário era lindíssimo onde as cores do outono encontram o branco da neve invernal criando um cenário bucólico.

Ushuaia_Amyr_Klink_01

No final da trilha chegamos a um mirante atrás do hotel com uma lindíssima vista de todo o Canal de Beagle e cordilheira dos Andes.

DSC09991

No início da noite tivemos uma palestra com o Amyr Klink em uma das salas de conferência do hotel onde foi servido queijos e vinhos. As histórias das aventuras do navegador se estendeu em uma gostosa conversa e assim surgiu a programação para os próximos dias.

Ushuaia_Amyr_Klink_16

A sugestão do Amyr e Marina Klink foram destinos pouco conhecidos até mesmo para quem vive na região e com a ajuda da agência local Brasileiros em Ushuaia conseguimos viabilizar 3 carros 4×4 para seguirmos a Cabo San Pablo.

Ushuaia_Amyr_Klink_24

Cerca de 170 km de Ushuaia, cabo San Pablo é uma praia deserta onde 30 anos atrás ocorreu o naufrágio do Desdêmona, o cargueiro construído em 1952 encalhou nas areias em 1983 e por lá repousa até hoje transformando a paisagem do local.

Ushuaia_Amyr_Klink_22

Nossa ideia é era um picnic ao “pés”do navio e para isso precisávamos chegar no auge da maré seca, Amyr logo checou o melhor o horário e avisou a todos. Para o pic nic, empanadas, churros e vinho argentino comprados na padaria de Tolhuim.

Ushuaia_Amyr_Klink_30

O navegador brasileiro frequenta o local há vários anos e nunca tinha conseguido entrar no Desdêmona para explorar seu interior.

Ushuaia_Amyr_Klink_68

Por uma grande sorte esta foi a primeira vez e junto com ele e outras duas pessoas do grupo andamos pelo convés, casa de máquina, nos penduramos em escadas enferrujadas e quando atingimos o ponto mais alto do cargueiro abrimos uma garrafa de vinho e ficamos contemplando o visual lá de cima.

Ushuaia_Amyr_Klink_32

A viagem até Cabo San Pablo é longa, mas vale a pena só pela paisagem, com destaque para o mirador do lago Escondido e Fagnano, os campos cheio de Guanacos e a experiência de estar em uma região remota.

Ushuaia_Amyr_Klink_19

No final deste dia chegamos cansados ao hotel e nada melhor para recuperar as energias do que relaxar nas piscinas e spa do Arakur. As piscinas foram projetadas para enfatizar as vistas do Canal de Beagle e da cordilheira dos Andes.

DSC09940

A maior tem 17 metros de comprimento e tem temperatura mais amena para quem quiser praticar natação, a segunda é a sensação, a piscina in & out com borda infinita e música subaquática, traz duas hidromassagens internas e deck exterior, mais duas hot tubs ao ar livre perfeitas para desfrutar o entardecer. Saunas, ducha escocesa, academia de ginástica, um pool bar e salas de massagens completam o spa.

Ushuaia_Amyr_Klink_71

O último dia foi tão cheio quanto o anterior, seguimos rumo a Almanza uma pequena vila de pescadores de centolla (aquele caranguejo enorme King Crab).

DSC00441

O visual é bonito, tem um lago no caminho que vale a parada para as fotos.

Ushuaia_Amyr_Klink_36

A vila é pequena e fica bem de frente da verdadeira cidade mais austral do mundo Puerto Willians, Chile. A região é linda, mas na época que nós fomos estava deserta, pois não era mais época da pesca da centolla.

DSC00470

Para finalizar o dia algumas pessoas do grupo junto com a Marina Klink, seguiram para o Heli Ushuaia onde entramos em dois pequenos helicópteros e fizemos um vôo panorâmico pela Cordilheira dos Andes, laguna esmeralda e uma pequena parada no alto da montanha para estourar um espumante e brindar a viagem.

DSC00547

Entre incontáveis histórias incríveis contadas pelo casal Klink durante a viagem fica o aprendizado “Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor e o oposto. Sentir a distância.”

DSC00506

Estes dias com Amyr e Marina me fez repensar meus planos individuais e familiares. As vezes você se acha fora da curva por algumas aventuras vividas, mas quando você se vê de frente com um verdadeiro explorador, percebe que pode ir muito além.

DCIM100GOPRO

Para saber um pouco mais sobre as incríveis histórias do Amyr Klink, visite o site e não deixe de ler seus livros! O meu preferido é o “100 dias entre o céu e o mar”

Agradeço o convite do Hotel Arakur por nos receber e proporcionar estes dias tão agradáveis dentro das incríveis instalações do hotel e na companhia do querido casal Klink.

DSC09956

O Arakur Ushuaia Resort & Spa é membro do seleto grupo The Leading Hotels of the World, VIRTUOSO e Traveller Made

Tarifas na alta temporada (Jul-Out / Dec-Jan) a partir de US$ 400 para o casal e criança (até 3 anos), com café da manhã e shuttle ao centro de Ushuaia (8:00-22:00, de hora em hora).
Reservas: +54 (2901) 44 2901

DSC09915

Fotos do Hotel

 

Fotos da Expedição

#PpowTravel