O sonho da procura pela onda perfeita

O senso comum do surfista brasileiro convenciona que para surfar boas ondas é preciso viajar para fora do país. E claro, se comparado a lugares como Havaí e Indonésia essa máxima até pode ser aplicada, mas a verdade é que o Brasil tem excelentes opções de ondas que fazem frente a diversos picos gringos como Costa Rica e Austrália.

Ubatuba, no litoral norte do Estado de São Paulo, não é só um dos trechos mais belos de toda costa brasileira, é também uma região com grande diversidade de ondas de qualidade para prática do surf. A geografia bem recortada do município favorece o recebimento de ondulações de todas as direções (Sul, Sudeste e Leste) e sempre tem uma praia com condições para uma boa sessão, mas as vezes é preciso procurar um pouco mais para achar o pico certo.

Integro a equipe do broou.cast, aplicativo brasileiro de previsão de ondas, e recentemente estabelecemos uma parceria com a Alaia Turismo para oferecer uma análise detalhada das previsões para Ubatuba e região para auxiliar o novo produto da empresa. O Surf Tour é um pacote turístico pensado para os surfistas que desejam explorar todo o potencial das ondas de Ubatuba. Pode ser completo, com estadia e transfer (ida e volta de São Paulo por exemplo), ou personalizado caso o surfista já se encontre na região de Ubatuba.

broou.cast app

Nossa equipe foi convidada para ‘degustar’ esse novo produto e testar o pacote completo de duas noites. A dificuldade de conciliar as agendas não permitiu esperar a melhor ondulação e definimos a segunda semana de setembro para realizar o tour. Apenas monitoramos a ondulação nos dias que antecederam para definir quando viajaríamos. Saímos de São Paulo após uma forte chuva na madrugada de quarta-feira com tempo ainda encoberto. A frente fria encostava ao longo do dia.

A ondulação de Sudeste é  favorável para várias praias da região, no entanto, como era uma frente fria, veio acompanhada de muito vento do mesmo quadrante (SE) que prejudica muito a formação das ondas e fez com que a procura por um bom lugar fosse muito mais difícil. Fizemos o check-in no hotel e saímos ainda sem destino certo. Com a ajuda do app (broou.cast) conseguimos ter uma ideia dos picos que recebem bem a ondulação de SE, mas o fator crucial seria o vento. A melhor indicação para o dia estava bem ao norte, já fora do município de Ubatuba, na pequena vila de Trindade. Pedida certa, melhor opção em tamanho e vento, que no meio da tarde mudou a direção para Oeste e apesar de não ser o ideal, ofereceu boas condições de surf.

Lugar lindo, de natureza exuberante com ondas fortes e crowd amistoso. Surfamos mais de 5 horas em duas quedas e ainda fomos presenteados com o fim de tarde sem ninguém na água, apenas eu e meu sócio. Uma experiência inesquecível, e dia seguinte teria mais.

A ondulação encostou mesmo durante a noite e optamos pela Toninhas, uma praia próxima ao hotel, para fazer a primeira queda antes do café da manhã, que seria servido a partir das 8. O mar amanheceu muito mexido pela forte ação dos ventos e a sessão foi até mais rápida que o esperado. As condições no dia favoreciam as praias do sul de Ubatuba e após o farto café da manhã saímos novamente na esperança de melhores condições. E achamos.

O conhecimento local fez a diferença e nos levou para Praia da Lagoinha. Emoldurada por uma bela ilha que faz divisa com outra praia, a Lagoinha era a melhor opção do dia com esquerdas e direitas volumosas e sem muito vento. Surfamos sozinhos novamente por quase 3 horas até o vento e a forte chuva estragarem tudo.

Paramos para almoçar torcendo para que o vento diminuísse e analisando as alternativas para última sessão do tour. Não é sempre que um surfista da capital tem a oportunidade de surfar vários picos no mesmo dia e durante a semana sem ninguém na água. A fissura falou mais alto. Mesmo com chuva, vento e frio, decidi dar mais algumas braçadas pra fechar o surf tour na praia Dura.

Foi uma ótima experiência buscar as melhores ondas de Ubatuba com estrutura de primeira, conhecimento local e tecnologia. Imagino agora como  será fazer esse tour em condições ideais de ondulação, vento e tempo… o sonho da procura pela onda perfeita continua, e pode estar muito mais perto do que você pensa.

:: Serviço ::

Alaia Turismo – (12) 99719-2102
http://www.alaiaturismo.com.br/

Hotel Porto di Mare – Praia da Enseada    
http://www.hotelportodimare.net/

Aplicativo de Previsão de Ondas Broou.cast