O MS Tûranor Planet Solar iniciou uma épica jornada ao zarpar do porto de Monaco em expedição pioneira no uso exclusivo de energia sustentável sobre a água.

MS Tûranor Planet Solar

O barco, um catamarã, emprega os últimos avanços tecnológicos na intenção de demonstrar a viabilidade do uso inovativo de materiais para alcançar uma mobilidade de alta performance. Sua forma peculiar, resultado de extensa pesquisa, inclui grandes painéis retráteis que permitem expor à luz solar uma superfície fotovoltaica de 537 m2.

MS Tûranor Planet Solar

A rota seguirá próxima da linha do Equador, devido à maior quantidade de luz solar, e percorrerá 50 mil quilômetros em estimados 160 dias, numa velocidade média de 7,5 nós. A bordo, os seis tripulantes – cinco homens e uma mulher – vão cruzar o Atlântico, o Canal do Panamá, o Pacífico, o Índico e, finalmente, o Canal de Suez, para retornar ao Mediterrâneo. Miami, Cancun, San Francisco, Sydney, Singapore e Abu Dhabi são as paradas previstas, onde convidados poderão fazer percursos promocionais para atestar a importância da sustentabilidade, das energias renováveis e da eficiência da energia solar como solução de ecomobilidade e proteção ambiental.

Planet Solar é um projeto do suiço Raphael Domjan, viabilizado pelo empreendedor alemão Immo Ströher, proprietário do Tûranor. Projetado na Nova Zelândia e construído na Alemanha, o barco tem seu nome derivado da saga Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, e significa “O Poder do Sol”. Siga a jornada do Tûranor pelo site www.planetsolar.org