Incluída em todos os guias turísticos da cidade, situada no coração da Baixa do Porto, a Torre começou a ser construída em 1732, por iniciativa da Irmandade dos Clérigos

Saindo de Lisboa, fui conhecer a cidade do Porto. E que lugar delicioso: ela tem uma atmosfera antiga, e, por ser meio litorânea, consegue unir o efeito da maresia nas construções com a arquitetura antiga e melancólica.

Porto é uma cidade que você conhece praticamente num dia, já que ela de área 41,66 km2. No entanto, é um lugar com uma densidade populacional gigantesca: com cerca de 237.584 (isso no censo realizado em 2011), ela possui uma média de 5.000 habitantes/km2 – mas isso não a impede de ser turística e recepcionar muito bem os visitantes.

A primeira parada turística mais expressiva lá foi na Torre dos Clérigos, uma construção barroca que se destaca no centro da cidade e é uma construção de muito orgulho por parte dos moradores, ainda mais agora em 2013, onde se comemora os 250 anos do prédio.

O grande desafio, no entanto, é chegar no topo da construção. Tendo medo de altura e tendo de enfrentar os 197 degraus, foi uma aventura e tanto. Ao longo do trajeto, a escadaria em caracol vai ficando cada vez mais estreita e com os degraus mais longos – pessoas de pernas curtas ou sem preparo físico com certeza devem ter um pouco de dificuldade para subir. Mas superar o medo e o cansaço vale a pena por podermos ter uma visão de cada canto de Porto de uma maneira espetacular.

Ao longo da subida, passamos pela sala dos sinos – que parece um órgão, onde, com cada tecla os sineiros criam o ritmo das badaladas – e vamos acompanhando a magnitude da construção. É a história em sua mais pura e palpável realidade.

Se você quiser fazer um tour virtual, visite o site oficial: www.torredosclerigos.pt

Ou curta a página no Facebook: www.facebook.com/torreclerigos

 #PpowTravel #Portugal