Peça gratuita homenageia obra de Jorge Amado no Teatro do SESI-SP com música, dança e circo de 17 de outubro a 15 de novembro

slide-jorge-amado

Jorge Amado (1912-2001) costumava dizer que não escrevera seu primeiro livro pensando em ficar famoso. Escrevera “pela necessidade de expressar o que sentia”.

Inspirado em vários romances do escritor baiano, o espetáculo Amado leva ao palco do Teatro do SESI-SP nove artistas polivalentes do Instituto Brincante, que lançam mão da dramaturgia, da dança, da música e do circo para trazer das páginas dos livros diversos personagens marcantes de um jeito inusitado. A montagem, em cartaz de 17 de outubro a 15 de novembro de 2015, conta com a consultoria artística do músico, compositor e bailarino pernambucano Antônio Nóbrega. A entrada é gratuita, com reservas antecipadas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi.

   Vista por mais de 16 mil pessoas em 2012, a peça é um romance imaginário, passado na véspera do nascimento do autor, em outra dimensão, em que se juntam alguns espíritos que, mais tarde, serão os protagonistas das histórias do grande escritor. Enquanto os personagens aguardam o nascimento daquele que lhes daria vida, o público pode matar a saudade e ver o triângulo amoroso de Vadinho, Flor e Teodoro em Dona Flor e Seus Dois Maridos; o amor à liberdade de Quincas Berro D’água; o romance possessivo e ardente de Gabriela e Nacib em Gabriela, Cravo e Canela; o amor inocente e sofrido de Dora e Pedro-Bala em Capitães da Areia e o amor ao sonho de Vasco Moscoso de Aragão em Os Velhos Marinheiros ou O Capitão de Longo Curso.

   Usando humor, sensualidade, religião e a contraposição fantasia-realidade, elementos tão presentes na literatura do autor que suscita amor não apenas pelo sobrenome, Amado busca compreender as inspirações do escritor e utilizá-las em todas as formas de linguagem possíveis no palco. A diretora e roteirista, Rosane Almeida,  buscou estreitar o universo de afinidades entre a obra de Jorge Amado e os elementos da cultura popular brasileira, grande fonte de pesquisa e inspiração para o Instituto Brincante ao longo dos anos.

   A trilha sonora também parte do mesmo princípio. As composições e os arranjos autorais do próprio elenco, interpretados ao vivo no palco, são uma síntese dos ritmos brasileiros. As letras transmitem poeticamente as passagens mais significativas da obra de Jorge Amado. Quem quiser, poderá adquirir CDs, camisetas e outros artigos da produção no foyer do Teatro, nos dias do espetáculo, após as 19h.

Serviço:
Amado
Período:
17 de outubro a 15 de novembro
Horários: quinta a sábado, 20h, domingo, 19h

Duração: 75 min
Classificação indicativa: livre para todos os públicos – adulto
Gênero: dança
Entrada gratuita – reservas antecipadas pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. Os ingressos remanescentes serão distribuídos nos dias do espetáculo, de acordo com o horário de abertura da bilheteria (de quinta a sábado, às 13h e domingos, às 11h).