Saber como o Carnaval surgiu é algo ainda muito discutido pelos pesquisadores. Porém podemos ter certeza de uma coisa, quem introduziu o Carnaval na nossa cultura foram os Portugueses.

Neste período do ano, entre os séculos 15 e 16, o Carnaval em Portugal era conhecido como Entrudo pois já era celebrado nos três dias que antecedem a Quaresma, quando os cristãos devem refletir e respeitar o corpo de Cristo não comendo carne e abandonando os prazeres mundanos até a Páscoa. Aliás, a palavra Carnevale vem do latim e significa abandono ou adeus da carne.

Assim, os antigos costumavam a aproveitar o período que vai da celebração do nascimento do menino Jesus até o dia anterior ao período de “luto” por sua morte comendo e bebendo muito. E como conta a história, era aos domingos que a comilança tinha seu ápice, com muito feijão, linguiça e carne de porco, tradição que ganhou o nome de “domingos gordos” e trouxe as famosas feijoadas de Carnaval à vida.

Só podemos agradecer aos Portugueses então por termos os almoços de domingo sempre fartos e as tradicionais feijoadas, tão inseridas na nossa cultura que poderíamos jurar que eram criação local.

Por isso, contrariando o calor, aqui vai minha homenagem ao carnaval luso-brasileiro e minha dica de “cura-ressaca” infalível!

Tutu de Feijão

2 xícaras de feijão cozido e com caldo (use o feijão que sobrou de ontem ou compre pronto)
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de bacon picado
Farinha de mandioca em flocos
Cheiro verde (salsa e cebolinha) picado
Sal e pimenta do reino (ou molho de pimenta)

Modo de preparo

Bata o feijão com um mixer ou no liquidificador. Se você achar que ficou grosso, coloque um pouco de água. Reserve.
Aqueça uma panela com o bacon e frite até que ele fique sequinho e solte bem a gordura. Se achar necessário, acrescente um pouco de óleo e refogue a cebola e o alho.
Acrescente o feijão batido e o cheiro verde, misture e deixe refogar rapidamente. Agora, acrescente a farinha de mandioca aos poucos e vá mexendo até dar o ponto consistente porém ainda cremoso.
Adicione o sal e a pimenta e sirva!

Fotos: Reprodução