Acordeonista comemora 30 anos de carreira em turnê e se apresenta em SP

Para comemorar os 30 anos do lançamento de seu primeiro disco Gaita Ponto, o acordeonista Renato Borghetti apresenta-se no dia 5 de novembro, às 21h, no Teatro Bradesco, na cidade de São de Paulo. O inusitado é que o conhecido “gaiteiro” se apresentará acompanhado de uma orquestra. “Quando toco sozinho é mais comum o improviso. Com a orquestra, é outro ambiente: os arranjos estão escritos e trabalhamos com base no ensaio. Como a gaita aparece muito, preciso tocar de modo que a execução da orquestra se destaque mais, para que os dois lados sejam valorizados. É um pouco mais programado”, explica.

Ao lado de composições regionalistas, como “Milonga para as Missões” e “Fronteira”, serão apresentadas composições do argentino Astor Piazzola, como “Muerte del Angel” e “Fuga y Misterio” – temas interpretados pela Orquestra.

Renato Borghetti expandiu as fronteiras da música gaúcha e do instrumento gaita-ponto para todos os continentes, sem perder a originalidade e identidade da música de sua terra. Pela sua natural experiência em outros estilos, que conheceu em suas diversas viagens pelo Brasil e pelo mundo, Borghetti pode agregar riqueza cultural e influenciar seu trabalho com qualidade.

Borghetti está muito animado com a apresentação em São Paulo. “É com muito orgulho que vou comemorar esta importante data na maior cidade do país”, diz o músico gaúcho, nascido em Porto Alegre. O espetáculo “Renato Borghetti & Orquestra de Câmara de Blumenau in Concert” está em turnê desde agosto. Os ingressos serão gratuitos e distribuídos na bilheteria do teatro no dia 5, das 9h às 20h20min, com limite de duas unidades por pessoa. O concerto conta com a direção artística do violinista italiano Daniele Girardello, a regência de Daniel Bortolosy e o violonista Daniel Sá, que está entre os arranjadores.

A Orquestra de Câmara de Blumenau já realizou diversas turnês pelo Brasil e exterior, apresentou-se com solistas e maestros convidados de destaque como Luiz Henrique Beduschi, Álvaro Siviero, Derico Sciotti, Michael Debost, Rita Costanzi e João Carlos Martins. Atualmente, a Orquestra aspira inovar o estilo e formato de seus espetáculos, assim, manterá sua identidade própria dentre as orquestras brasileiras, sempre com a preocupação de manter a excelência na execução de seu repertório.

Assista ao vídeo da participação de Renato Borghetti com Yamandu Costa no Auditório do Ibirapuera:

:: SERVIÇO ::
Data: 5 de novembro
Horário: 21 horas
Local: Teatro Bradesco – na Rua Turiassu, 2.100 – 3° Piso
Ingressos: serão distribuídos, gratuitamente, na bilheteria do teatro no dia 5 de novembro, das 9h às 20h20