Peça transporta público à reflexão sobre a condição humana em tempos de guerra, em curtíssima temporada no Teatro MuBE Nova Cultural


O Teatro MuBE Nova Cultural recebe às sextas e sábados a montagem “A Volta para Casa” que, em um ato consegue em tom casual de conversas cotidianas, tratar de importantes temas que dizem respeito à condição humana: o sentido da vida e da morte, o valor das coisas e das pessoas, a fragmentação dos territórios e do conceito de pátria, a tensão entre indivíduo e sociedade.

Num cenário de fim de guerra, um jovem soldado aprende a observar seus inimigos que vivem do outro lado da rua, uma mulher tenta cruzar a fronteira para retornar a seu país de origem e um General percorre o campo de batalha, convocando os mortos a se levantarem para a entrada triunfal de volta à terra natal, no desfile do Dia do Grande Perdão. Fazem parte deste grupo os desaparecidos, os desmemoriados e outros tantos. Visniec denuncia as feridas de guerra e a condição alienada e fragmentada do homem contemporâneo.

O texto de Visniec surpreende pela riqueza de imagens criadas e a revelação do cotidiano insólito que insistimos em ignorar. Uma dramaturgia que nos faz sorrir pensando e pensar sorrindo.

A Direção

A atriz Regina Duarte coordena desde novembro de 2013 o Grupo de Estudos de Dramaturgia e Interpretação de Textos, junto a diretores e atores/pesquisadorescujo desejo é criar um banco de textos de dramaturgia de qualidade já existente ou adaptado, promovendo assim novas e renovadas formas de interpretação.

No processo de pesquisa o grupo descobriu o contundente texto de Matéi Visniec que expressa o lamentável conflito da Faixa de Gaza e todos os outros surtos de guerra de uma Europa vitimada pelo terror.

Seu mais recente trabalho de direção foi o espetáculo Raimunda, Raimunda! de Francisco Pereira da Silva, apresentado no CCBB do Rio de Janeiro e no Teatro Raul Cortez (FeComércio) de São Paulo. A encenação contava com nove atores interpretando vinte e dois personagens e excursionou pelas principais brasileiras em 2012 e 2013.

A atriz volta aos palcos neste segundo semestre de 2014 dirigindo um dos textos processados no Grupo de Estudos: A Volta para Casa.

Faz parte da experiência Regina Duarte na Direção em TV o Caso Especial “A Cartomante”, exibido em 1974 pela Rede Globo, o episódio “Crescendo em Guerra e Paz” do seriado Malu Mulher, exibido em 1980 pela Rede Globo. Dirigiu ainda os episódios, “Fruto Verde” de Alcides Nogueira, “S.O.S Solidão” de Caio Fernando Abreu. Regina escreveu e dirigiu o especial “Cabra Cega” para o seriado Joana, exibido pela Rede Manchete, Tv Bandeirantes e SBT em 1984.

Ficha Técnica
Texto: Matéi Visniec
Direção: Regina Duarte
Elenco: Amazyles de Almeida, Eduardo Bodstein, Ivan Izzo, Marcelo Galdino, Paulo Gabriel, Rodrigo de Castro, Vanessa Goulart entre outros.
Cenário e Figurinos: Lu Bueno
Desenho de Luz: Wagner Freire
Direção de Produção: Eduardo Bodstein
Trilha Sonora: Tunica Teixeira
Duração: 60 minutos.

 :: SERVIÇO ::
Teatro MuBE Nova Cultural
www.mubenovacultural.com.br
Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa/SP – Tel. (11) 4301-7521
Dias: 31 de outubro a 06 de dezembro
Sextas-feiras às 21h30 e sábados às 23h30.
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) nas sextas e R$ 50,00 (inteira) aos sábados.
Bilheteria: quarta e quinta-feira, das 14h às 18h, sexta-feira e sábado das 14h30 às 21h30, domingo das 10h às 18h. Aceita dinheiro e cartões de débito e crédito (Visa e Master Card).