Osamu Tezuka é considerado do Walt Disney do Japão. Nascido em 03 de novembro de 1928 em Toyonaka, foi um desenhista de mangás – arte de História em Quadrinhos japonês e grande influenciador do estilo no resto do mundo.
Sua grande produtividade e suas técnicas e gêneros pioneiros transformaram o mundo das histórias em quadrinhos no Japão. Ele não é o inventor dos mangás, ele é o autor que os popularizou. O desenho de Tezuka é facilmente identificável: o traço é claro, as imagens, simples, o enquadramento cinematográfico e o humor têm sempre seu lugar.


Uma indicação de sua produtividade: a sua obra completa publicada no Japão reuniu cerca de 400 volumes, mais de 80.000 páginas (na verdade, sua obra completa chega a mais de 700 mangás com mais de 150.000 páginas). A grande maioria dessas obras nunca foi traduzida do original japonês e continua inacessível aos leitores do Ocidente. Tetsuwan Atom ou AstroBoy é sua obra mais famosa.


Foi na infância que Osamu Tezuka iniciou interesse por desenhos. Bastante estimulado pelos pais, frequentemente visitava teatros e concertos, além de assistir a filmes exibidos por seu pai em casa, como Mickey Mouse, Popeye e Bambi.
Já nessa época ele fazia histórias em quadrinhos e criava personagens, muitos dos quais baseados em seus amigos e professores, ou, como o Higeoyaji, baseado em um desenho que um amigo fez do próprio pai.
Quando se iniciou a Segunda Guerra Mundial, Osamu tinha onze anos e acabou trabalhando em uma fábrica nos anos finais desta. A guerra marcaria sua visão de mundo e a paz e o apreço à vida se tornariam valores defendidos por ele em suas obras.