Individual de Louise Bourgeois chega a São Paulo

Artista emblemática do século 20, Louise Bourgeois ganha a maior exposição individual na América do Sul, no Instituto Tomie Ohtake, de 8 de julho a 28 de agosto de 2011.

Desenhos, objetos, pinturas, esculturas e instalações somam 112 obras sob a curadoria de Philip Larratt-Smith, que buscou reafirmar o vínculo criado por Louise entre sua arte e estados psicológicos, quase sempre envolvendo relacionamentos, principalmente os familiares.

The Destruction of the Father, Arch of Hysteria, Red Room (Parents) e Spider são alguns dos trabalhos que cobrem uma carreira de 60 anos da artista francoamericana, que morreu em maio de 2010, aos 98 anos, ainda em atividade.

A série mais simbólica da identidade Louise Bourgeois – de aranhas monumentais – é representada aqui por uma escultura menor (em tamanho), pois a grande Maman vista em Buenos Aires, de onde vem a mostra, não coube nas instalações do Instituto Tomie Ohtake. Estará porém na próxima parada brasileira, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em setembro.

Serviço
De 8 de julho a 28 de agosto
Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 – Pinheiros (Entrada pela Rua Coropés)
De terça a domingo, das 11 às 20h

Fotos: Reprodução / Retrato: Annie Leibowitz