Com câmbio S tronic de 7 velocidades (dupla embreagem), compacto Premium acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e atinge velocidade máxima de 227 km/h

A Audi apresenta ao mercado brasileiro a versão mais esportiva do compacto Premium A1: o novo Audi A1 Sport. Modelo mais completo em tecnologia e equipamentos de série de sua categoria, o hatchback mais “envenenado” tem como principal destaque o motor 1.4 TFSI de 185 cv de potência.

Este propulsor apresenta um sistema inédito de sobrealimentação duplo e em sequência: um compressor Roots (acionado por correia) seguido de uma turbina acionada pelos gases do escapamento. Graças a este sistema, o carro fica mais “esperto” em uma acelerada forte, como no caso de uma ultrapassagem na estrada, pois o compressor Roots elimina, por exemplo, o momento de retardo da turbina em uma situação que exige mais do motor. O sistema, que já equipa alguns modelos Audi na Europa, é inédito entre todos os carros vendidos no Brasil.

Com este propulsor 1.4 TFSI (com 1.390 cm3 e 4 cilindros em linha), que gera potência máxima de 185 cv a 6.200 rpm, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em apenas 6,9 segundos e a máxima é de 227 km/h. O torque máximo é de 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm, proporcionando respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.

Bastante econômico, o carro apresenta consumo médio combinado de 16,9 km/l de combustível (13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada). A taxa de emissão de CO2 combinada (cidade/estrada) é de 139 g/km. Além disso, o motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.

O Audi A1 Sport é equipado com tração dianteira e câmbio S tronic de 7 velocidades, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem, que combina o conforto de uma transmissão automática à eficiência de uma manual. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. O controle pode ser feito pela alavanca de câmbio com acabamento em couro ou ainda por meio de shift paddles no volante multifuncional em couro, como nos carros de corrida.

Graças à potência maior, na versão esportiva do A1 a suspensão e o sistema de freios passaram por uma adequação ao motor mais forte. Para garantir mais segurança e melhor dirigibilidade ao compacto esportivo, o modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que inclui um bloqueio eletrônico do diferencial (EDS). O sistema de vetorização de torque é outro complemento que melhora a dirigibilidade, principalmente nas curvas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape, redistribuindo o torque.