A imensidão de paisagens que se perdem no silêncio e em milhas de areia

O Continente Africano habita muito mais que animais selvagens e florestas, também é um continente cheio de cultura e experiências fantásticas que não podem deixar de ser vividas por quem viaja em busca de momentos inesquecíveis.

Dunas, desertos e savanas fazem da Namíbia um dos lugares mais impressionantes do mundo. Por sua beleza árida, pela imensidão de paisagens que se perdem no silêncio e em milhas de areia, o país, localizado ao longo da costa sudoeste do continente africano, é perfeito para quem busca a contemplação de imagens selvagens, embaladas, unicamente, pelo som do vento. O céu claro de um azul forte, a temperatura sempre agradável e os cenários que variam do marrom-avermelhado aos tons de verde, fazem desse lugar um destino solitário, porém, dotado de imponência e encantos inenarráveis.

A Namíbia é um país da África Austral limitado a norte por Angola e Zâmbia, a leste pelo Botswana, a sul pela África do Sul e a oeste pelo Oceano Atlântico. Embora não faça fronteira com o Zimbabwe, menos de 200 metros da fronteira com a Zâmbia e Botswana separa-os em seus pontos mais próximos. Sua capital e maior cidade é Windhoek.

O cenário é bastante parecido com o do Grand Canyon, nos Estados Unidos. Mas com uma diferença elementar: é bastante provável que você seja o único turista por lá. Ficar a sós com uma paisagem tão brutal e gigantesca é uma experiência insólita, bela e assustadora em iguais proporções.

Você pode explorar as estradas que cortam o país e te levam ao deserto, apreciar as dunas de areia que mudam de cor, aventurar-se num safari em uma das maiores reservas da África; essas são apenas algumas das principais atrações da Namíbia, que tem uma fonte inesgotável de cenários deslumbrantes.

Orange River

O rio Orange é o mais longo da África do Sul, fazendo fronteira desse país com a Namíbia. Ou seja, pra quem entra na Namíbia pela estrada e vem da África do Sul, vale uma paradinha nesse rio, que também é conhecido como “Gariep River”. Suas corredeiras são famosas para a prática de canoagem.

orange river

Sossusvlei – deserto da Namíbia

O deserto da Namíbia é citado como o mais antigo do mundo, com cerca de 43 milhões de anos. (mantendo sua forma atual por pelo menos 2 milhões de anos!). São planícies e dunas de diferentes formas e tamanhos que se estendem ao longo de toda a costa.

Uma parte central do deserto engloba o Namib-Naukluft National Park, o maior “game park” da Africa. O parque se divide em quatro seções, sendo Sossusvlei a mais conhecida delas. São várias dunas que compõem esse visual, sendo a “Big Daddy” a maior delas, com 380m de altura. O ideal é ir ao nascer ou por do sol, pra observar melhor os diferentes tons de laranja, marrom e vermelho das dunas.

Dead Vlei

Ainda na mesma região, encontra-se o Dead Vlei. Trata-se de uma área plana, seca e estéril, onde não existiu mais vida depois dela ter sido abandonada pela água, que foi bloqueada pelas dunas. Esse vale morto e esbranquiçado fica entre as dunas de areias vermelhas, e o contraste das cores forma um cenário surreal, somado ao azul do céu e às arvores mortas. Estima-se que as árvores dali tenham aproximadamente 900 anos, e não sofreram decomposição devido ao clima seco.

Safari na Namíbia

Multidões de animais que convergem para pequenos açudes no meio do deserto: eis o panorama do Etosha National Park, um destino de safári excelente e muito menos visitado que o Kruger Park da África do Sul ou o Serengeti da Tanzânia. Você também verá animais nos arredores do Fish River Canyon e muitos outros lugares.