Toda a gama da família MINI disponível no Brasil foi reunida para testes no Kartódromo de Itu

A cidade de Itu, conhecida pelo exagero e os objetos gigantes, se rendeu aos compactos da MINI na última sexta-feira (29/07). No Kartódromo Arena Schincariol aconteceu o MINI Day, evento que reuniu pela primeira vez toda a família da montadora britânica disponível no Brasil para teste. Nós do PPOW tivemos a oportunidade de dirigir cinco modelos: Cooper S, Countryman, Clubman-Hampton, ONE e, o grande destaque do dia, o John Cooper Works Cabrio, além de participar de uma volta rápida na pista a bordo de um modelo da MINI Challenge, guiado por um piloto profissional (Veja vídeo).

O teste tinha por objetivo permitir distinguir as características desde um modelo de entrada ao top de linha. “Temos desde o nosso modelo de entrada, o MINI ONE, com 98 cavalos de potência, até o John Cooper Works, com 211 cavalos. O diferencial que vemos no mercado está no sistema de segurança. O mesmo que equipa o John Cooper Works, equipa o MINI ONE. A segurança está em destaque em toda a gama, independente do nível do produto”, aponta Luiz Estrozi, gerente de serviços e planejamento da BMW. Alguns dos sistemas que ajudam na segurança de todos os modelos são o de tração, airbags e ABS.

Nos testes foi possível notar uma dirigibilidade bastante tranquila em ambos os modelos. O ONE e John Cooper Works Cabrio são equipados com câmbio manual enquanto o Cooper S, Countryman e Clubman-Hampton possuem câmbio automático, ambos de seis velocidades. O veículo automático pode contar com algumas variações. Mas no automático normal, é possível dirigir no modo esportivo ou com o dispositivo das borboletas, na qual você diminui ou aumenta a marcha de forma manual.

Para um maior conforto na condução, todos os ajustes dos acentos são manuais em todos os modelos sem exceção, com ajuste de altura, para frente e para trás, o encosto, o lombar, profundidade e altura da direção. Isso faz com que você consiga se ajustar de uma forma mais adequada mesmo num modelo compacto. Até pessoas mais altas, como o caso do repórter, com 1,90 m, consegue encontrar uma confortável posição para dirigir o carro sem problemas.

O motivo de trazer a linha MINI para realizar testes num Kartódromo é simples, como explica Luiz Estrozi. “O MINI tem o que chamamos de “Kart Feeling”, que quer dizer que ele tem a mesma dirigibilidade de um kart, com distância entre eixos mais curtas, você tem respostas muito rápidas. Então quando você dirige, num traçado como o do kartódromo, você percebe que com o menor movimento você tem o carro na mão e mesmo que você erre uma curva, uma retomada, você o traz facilmente para a condição de segurança. Mesmo não sendo um piloto, como um motorista normal. O MINI pode ser dirigido como um kart, rápido, em um trajeto pequeno, sinuoso, mas ao mesmo tempo com ele na mão, com segurança total.”.

O MINI Day representa o sucesso de vendas que a marca vem tendo no Brasil. Com pouco mais de 2 anos no país, a marca MINI já entregou mais de 4 mil carros. Em termos de venda, a marca cresceu o ano passado 68%, em relação a 2009. Segundo executivos da marca, os emplacamentos até o mês de junho tiveram um crescimento de 66%, em relação a 2010. A expectativa é de entregar até o final do ano 2500 carros MINI, o que representa um crescimento de 50%.

“Em 18 meses fizemos o que iriamos fazer no começo em 4 anos. Desde o começo estamos num ritmo de lançamento de um novo carro a cada 3 meses. Hoje contamos com 11 produtos diferentes no Brasil, enquanto no mundo existem 16“, aponta Martin Fritsches, diretor de marketing e vendas da MINI Brasil.

Atualmente com 15 pontos de vendas, a maiorias exclusivos,  a MINI pretende ampliar ainda mais a sua rede de concessionárias. “Esperamos continuar com a ampliação. Até o final do ano vamos ter 18 pontos de venda. Na próxima semana vamos abrir a loja em Vitória e posteriormente em Belém e Uberlândia. E no próximo ano, vamos nos dedicar ao nordeste, que ainda temos que ter presença em alguma outra grande cidade por lá”, diz Martin.

Clique nas imagens para ampliá-las:

Veja mais fotos do MINI Day 2011!