Uma seleção de brunches parisienses com sotaques variados

Para quem não resistiu à ode de Woody Allen ou mesmo sem assistir ao filme Meia-noite em Paris foi impulsionado para um giro de verão pela apaixonante capital francesa, listamos dez endereços onde se pode fazer uma gostosa parada gastronômica para um brunch – programa de fim de semana para se esticar preguiçosamente, seja com sabores tradicionais ou mais recentes e cosmopolitas na cidade, em sugestões do site oficial de turismo francês.

Ralph’s
Aberto em 2010 por Ralph Lauren, o restaurante tem no brunch uma de suas délices. Ao preço aproximado de 40 euros (que chega aos 80 se for à la carte), oferece variedade de chás e refinada confeitaria, além de pratos leves e também hamburgers. Um charminho: amêndoas mornas ao alecrim servidas na espera.
 73 bd Saint-Germain, VIe
Tel.: +33 (0)1 44 77 76 00

NoLita
Instalado no Motorvillage, sofisticado showroom da Fiat que é atração na cidade, o restaurante oferece aos domingos um brunch italiano, criado pelo chef Vittorio Beltramelli. Por 39 euros, a refeição inclui fartos bufetts de salgados, doces e bebidas. Aqui os croissants dão lugar aos cornetti (similar à versão francesa, mas recheado de creme) e os queijos franceses ao parmesão, gorgonzola, mozzarela de buffala e pecorino. E pizzas, focaccias, antipasto, involtinis, carpaccios, massas, crostatas…  
1, avenue Matignon, rond point des Champs-Elysées, VIIIe
Tel.: +33 (0)1 53 75 78 78

37m2
Cantinho ao sul de Pigalle que tira partido do espaço reduzido para ser acolhedor, com decoração luminosa e flores frescas para receber os clientes. No brunch, servido aos sábados e domingos, cardápio simples porém caprichado, com pãezinhos e geleias caseiras, tortas deliciosas (a de limão, dizem as boas línguas, é imbatível), omeletes e variedades de chás, em sistema de escolha entre 4 opções para os pratos principais. O preço: 25 euros.
66-68, rue Rodier, IXe
Tel.: +33 (0)1 48 78 03 20

Carette
O endereço popular do Trocadéro agora se replica sob as simbólicas arcadas da Place des Vosges para oferecer no lado leste da cidade um farto brunch, todos os dias da semana, servido com notável rapidez, mas também com simpatia, pelos garçons. A dica é chegar cedo se não quiser esperar demais por uma concorrida mesa. Bebidas quentes, sucos, ovos mexidos, pães, manteiga, geleias, doces… por 23 euros (aproximadamente 30 na opção à la carte).
25, place des Vosges, IIIe
Tel.: +33 (0)1 48 87 94 07

Home in Paris
Guillaume Gomez, chef assistente do Elysée (presidência francesa) assina o eclético cardápio servido no ambiente aconchegante e colorido do restaurante. No brunch de domingo (por 30 euros, 1 bebida quente, 1 suco e buffet à vontade), ovos, bacon, asinhas de frango, espetos de salmão, penne, batatas fritas e versões mini de cheeseburger, croque-monsieur, club, pizza, tortas e buffet de saladas. Crianças e adultos se encantam com a fonte de chocolate para banhar frutas e marshmallow.
17, avenue de la Motte-Picquet, VIIe
Tel.: +33 (0)1 47 05 07 37

La Maison Mère
O brunch simpático restaurante é opção de domingo e não segue uma “formule” exclusiva. No extenso cardápio há sugestões originais como fish & chips, bagels, burgers, cheese cake, ovos noruegueses (servidos com salmão defumado cremoso), entre outras tantas. Como não aceita reservas, é possível que haja uma fila a enfrentar antes da degustação dominical. O preço fica entre 25 e 30 euros.
4, rue Navarin, IXe
Tel.: +33 (0)1 42 81 11 00  

Les Banquettes
Na tradição dos bistrôs, a decoração meio “bazar”, com pinturas antigas, azulejos originais e garrafas velhas usadas como castiçais, cria um ambiente amigável e receptivo. Ainda mais depois que os novos donos atualizaram o brunch para uma refeição consistente, que inclui suco de laranja ou tomate batido, bolo quatre-quarts, tartine, manteiga-mel-geléia, ovos Benedict, três propostas de prato e três de sobremesas. Destaques que fazem do restaurante um point do bairro: artigos frescos, caseiros, generosos e, por 2 euros a mais (o brunch custa 24), um copo de vinho para acompanhar.
3, rue de Prague, XIIe
Tel.: +33 (0)1 43 47 39 47

L’Échappée
Spa e restaurante, o espaço decorado com um loft tem uma aura zen e inspira a um momento de descontração e relaxamento na cidade. Se optar pela comida em vez da massagem, não espere revelações gastronômicas, mas uma “formule” de qualidade, com alimentos frescos, preparados na hora. Pães, queijos, geleias, bolos, chás e café, sucos (laranja com cenoura entre eles) e pratos quentes (incluindo saborosa omelete de cogumelos) e salada, por 25 euros, aos sábados e domingos.
64, rue de la Folie-Méricourt, XIe
Tel.: +33 (0)1 58 30 12 50

Rose Bakery Culture
O terceiro endereço em Paris do conhecido restaurante fica no centro de exposições La Maison Rouge – Fundação Antoine de Galbert. Em função do ambiente artístico e cultural, também a casa entra no ritmo e troca de decoração três vezes por ano sob o design de Emily Boaventura. Atualmente o décor é o Jardin des Antipodes, com vasos pendurados de cabeça para baixo… Bem, mas o brunch não oscila e se garante na gastronomia francesa, com tortas salgadas, saladas, sopa do dia, salmão defumado, panquecas e sobremesas, costumeiramente irresistíveis no Rose. Preço: de 25 a 30 euros.
10, boulevard de la Bastille, XIIe
Tel.: +33 (0)1 46 28 21 14

Le Bal Café
Gastronomia inglesa revisitada por duas jovens chefs franco-britânicas (ex-Rose Bakery) é o que promete o cardápio do café – misto de restaurante e espaço cultural (mostras, livraria, vídeos) – que ainda não completou um ano. O brunch (sábado e domingo) não segue menu fixo e tem custo de acordo com as escolhas, entre elas mingau de aveia, bolinho na chapa/scone, manteiga d´Échiré na geleia, bacon e ovos, toasts e pratos típicos anglo-saxões bem preparados com produtos orgânicos. Aproximadamente, de 15 a 20 euros.
6, impasse de la Défense, XVIIIe
Tel.: +33 (0)1 44 70 75 51

Fonte: franceguide.com
Para pesquisar outros endereços: www.brunchaparis.com e www.oubruncher.com

Fotos: Reprodução