Destaque para obras de Antoni Gaudí e mais 40 obras de outros artistas que participaram do movimento modernista catalão

banner-site-gaudi-final-1

O Instituto Tomie Ohtake traz à São Paulo a obra universal do arquiteto Antoni Gaudí. Com trabalhos oriundos do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera, Gaudí: Barcelona, 1900 reúne 46 maquetes, quatro delas em escalas monumentais, e 25 peças entre objetos e mobiliário criados pelo mestre catalão. Completam a mostra cerca de 40 trabalhos de outros artistas e artesãos que compunham a avançada cena de Barcelona nos anos 1900.

Os curadores da exposição, Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba, destacam os processos construtivos dos projetos de Gaudí por meio de modelos tridimensionais que ressaltam detalhes de sua arquitetura. No design, móveis e objetos, que vão de maçanetas de metal a peças em cerâmica e madeira, dão conta de como a criação artesanal conseguiu fundamentar a indústria. O conjunto das obras reunidas do consagrado arquiteto catalão testemunha a invenção de uma original geometria, calculada a partir da observação e estudo dos movimentos da natureza. Com este princípio racionalista protagonizado pelo orgânico, Gaudí instaura uma estética moderna única que marcou definitivamente a cidade de Barcelona.

“A maior obra de Gaudi é a catedral da Sagrada Família, em Barcelona, que só tem previsão de término em 2026, centenário da morte do arquiteto. Outras obras suas famosas, todas em Barcelona, são as casas Millá e Battló, sem falar no Parque Guel.” – comenta Cesar Giobbi em seu blog.

Maquete do conjunto da Basílica da Sagrada Família em exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Foto: Divulgação

Maquete do conjunto da Basílica da Sagrada Família em exposição no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Foto: Divulgação

Mais informações sobre a exposição acesse o site oficial do Instituto Tomie Ohtake.

:: Serviço ::

Exposição Gaudí: Barcelona, 1900
De 20 de novembro de 2016 a 5 de fevereiro de 2017
Terça a domingo das 11h às 20h – última entrada na exposição às 19h