Protoshop é o sugestivo nome do evento que apresentou 13 protótipos criados por jovens designers que atuam na Finlândia durante a Habitare, a tradicional feira de móveis, decoração e design que teve lugar em Helsinque, de 1 e 5 de setembro.

É através do Protoshop que novos talentos têm a oportunidade de expor suas criações a empresas interessadas em fazer de boas ideias produtos de sucesso no mercado de consumo. Aqui, algumas propostas da seleção deste ano.

Growing Pot – o vaso que cresce com a planta, de Pipsa Kämäräinen

Quando a plantinha precisar de mais espaço, basta soltar a faixa que envolve a graciosa forma de sanfona e colocar mais terra, sem traumatizar a raiz. Uma base de tecido especial provê drenagem e ventilação adequadas.

Kruunu – lixeira de bancada, de Elina Koskelainen

A forma de coroa segue a função nesta peça em que uma folha de jornal fica “no jeito” para acolher o lixinho da cozinha e ser rapidamente  trocada.

Kulmio – azulejo de efeito ótico, de Maija Puoskari

Branco e com superfície facetada, o azulejo deixa por conta da luz que incide sobre ele a criação do surpreendente e impactante efeito tridimensional, tanto ao cobrir amplas paredes como ao compor painéis artísticos.

Align – estante enviezada, de Satoshi Yoshida

Extremamente estreita, a estante acomoda grandes e pequenos livros de forma harmoniosa e eficiente no aproveitamento do espaço, graças ao “truque” simples e genial de dispor as divisões em ângulos diferentes.

Protoshop: www.imudesign.org/protoshop/#

Fotos: Reprodução