Telecine Cult homenageia diretor sueco

Por Cesar Giobbi

O Telecine Cult homenageia em janeiro o diretor e dramaturgo sueco Ernst Ingmar Bergman, que morreu em 2007, aos 89 anos. Conhecido por levar às telas questões existenciais, como morte, pecado, culpa, solidão e fé, Bergman deixou como legado obras-primas, como os filmes O Ovo da Serpente (1978), Cenas de um Casamento (1973), Gritos e Sussurros (1972), Quando Duas Mulheres Pecam (1966), Através de um Espelho (1961), Morangos Silvestres (1957) e O Sétimo Selo (1957), que serão exibidos no especial.

O Ovo da Serpente abre a programação neste sábado (dia 7). Ambientada na Berlim da década de 20, a história acompanha uma semana na vida de Abel Rosenberg, um trapezista judeu americano e desempregado. Logo após o suicídio de seu irmão, Abel arranja um emprego na clínica do Dr. Vergerus e lá pode desvendar a misteriosa razão que levou o irmão a se matar.

No sábado seguinte (dia 14), vai ao ar Cenas de um Casamento, vencedor do Globo de Ouro de filme em língua estrangeira. A trama mostra o relacionamento conturbado de Marianne e Johan. O casamento parecia perfeito, até que Johan abandona Marianne e eles começam a viver um inferno conjugal.

No dia 21, dois filmes serão exibidos em sequência: Gritos e Sussurros e Quando Duas Mulheres Pecam. No dia 28 é a vez de Através de um Espelho, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. E no dia 29 será exibido O Sétimo Selo, que rendeu ao diretor o prêmio especial do júri no Festival de Cannes.

Fonte: Cesar Giobbi