Revista ALFA elege os homens que mais brilharam em 2010

A edição de dezembro da revista ALFA elegeu os Homens do Ano de 2010. Foram escolhidos 42 nomes pela redação da publicação, que consultou suas fontes e especialistas em cada uma das 13 áreas apontadas.

A lista completa foi a seguinte:

Capa de dezembro da ALFA (Imagem: Divulgação)

Política: Aécio Neves, José Mariano Beltrame e Antonio Palocci

– Ciência e Tecnologia: Guilherme Leal, Miguel Nicolelis e Joe Penna

– Aposentados: Lula e Pelé

– Paciente: José Alencar

– Músicos: Victor & Leo e Marcos Maynard

– Cinema: Daniel Filho, Wagner Moura e José Padilha e Wagner de Assis

– Artista: Vik Muniz, Os Gêmeos (Gustavo e Otávio Pandolfo), Fábio Moon e Gabriela Bá e Nuno Ramos

– Empresários: Eike Batista, Bernardo Hees e Luiz Carlos Trabuco

– Homens da TV: Luciano Huck, Tiago Leifert, José Mayer, Rodrigo Faro e Datena

– Moda: Oskar Metsavaht, Alexandre Herchcovitch e Fábio Hering

– Humoristas: Bruno Mazzeo, Marcelo Adnet e Marcelo Tas

– Esportistas: Mano Menezes, Anderson Silva, Bernardinho, José Akkari e Muricy Ramalho

Bruno Mazzeo levou na categoria humorista (Foto: Lia Lubambo)

Convidados também falaram sobre os eleitos. Larry Rohter, ex-correspondente do New York Times no Brasil, sobre Lula; Toni Ramos,sobre Daniel Filho; Tite, sobre Mano Menezes; Boni, sobre Luciano Huck; Marcelo Adnet sobre Bruno Mazzeo.

Em uma das abordagens, por exemplo, o jornalista americano Larry Rohter, em depoimento que ganhou destaque na publicação, fez um breve balanço sobre o legado de Luiz Inácio Lula da Silva. Para Rother, que já criticou o presidente em outras ocasiões, Lula tem uma biografia inspiradora num país com tantas desigualdades sociais por mostrar que é possível subir na vida e conseguiu colher os frutos do processo de crescimento do país, que criou condições para as classes C, D e E terem uma vida melhor.

Mas seguiu criticando, ao acusar Lula de levar o país a um retrocesso no que diz respeito à moral e à ética. “Todo mundo lembra que, quando candidato em 2002, ele prometeu um mandato limpo e transparente, que quebraria a tradição de corrupção dos governos brasileiros. Não fez nada disso”, afirma o repórter.

Apesar de escolher os homens que mais brilharam em 2010, a revista não deixou de lado as mulheres nesta eleição. A atriz Ana Paula Arosio foi escolhida a Mulher do Ano pela revista ALFA. Os internautas puderam também dar o seu palpite.