A invocação espiritual dos seres iluminados

OM BHUH BHUVAHA SWAHA
TAT SAVITUR
VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
SHIYO YONAHA PRACHODAYAT

Existem diversos aspectos importantes a serem observados com relação à estrutura do mantra Gayatri, atribuído ao rei Vishwamitra, há milhares de anos.

A sílaba “Om” é o nosso centro espiritual. Com “Bhargo Devasya Dhimahi” estamos fazendo uma invocação espiritual que inclui todos os seres que já foram iluminados. Pedimos às forcas do Universo que se manifestem conscientemente para que nos ajudem a alcançar a iluminação. Existem níveis de iluminação que são representados pelos planos individuais.

As palavras sânscritas contêm a vibração essencial das esferas superiores de luz brilhante e também todo o seu potencial espiritual. O mantra Gayatri encerra em suas palavras as esferas que cada um vai conseguindo ao longo de sua prática individual. Com a repetição atingindo cada um dos graus de consciência, o ser humano funde-se ao Divino. O mantra é também uma meditação focalizada na luz espiritual.

O grande yogue Paramahansa Yogananda praticou o mantra durante sua juventude. Conta-se que ao deixar seu corpo, este ficou exposto por quatro semanas para visitação publica, sem qualquer sinal de decomposição, a não ser apenas uma pequena marca em seu nariz. O fato foi relatado pela revista Time. O Swamiji Paramahansa costumava realizar cerimônias do Fogo Gayatri para alguns devotos e discípulos.

Ao praticar o mantra, o prana fica energizado. A luz que vem da aura fica cada vez mais intensa. E a pessoa irradia uma energia positiva que faz bem a todos. Aumenta a sintonia com os mestres que também a praticaram no passado. Uma paz inefável toma conta de sua mente.

O mantra Gayatri exerce um importante papel atribuído por Deus na ascensão de toda a espécie humana. Portanto, sejam suas metas pessoais ou altruístas, este mantra poderá trazer grandes benefícios.

Mantra para memorização

OM SHA NAV AVATU
SAHA NAU BHUNAKTU
SAHA VIRYAM KARAVAVAHAI
TEJASVINA VADHITAM ASTU MA VIDVISAVAHAI
OM SHANTI SHANTI SHANTI

“Que o Senhor proteja a nós dois (mestre e discípulo)
Que ele fortaleça ambos
Que trabalhemos juntos com grande entusiasmo
Que nosso estudo seja vigoroso e frutífero
Paz Paz Paz”

A iniciação espiritual pode assumir muitas formas diferentes. Um dos métodos mais clássicos envolve a transmissão de um mantra que foi dotado da energia espiritual de um mestre. Então, o mantra é praticado pelo iniciante, para que a energia espiritual aumente cada vez mais nele. Assim, como os mantras podem ser passados dessa maneira de uma geração a outra, forma-se uma linhagem espiritual.

Os mantras também funcionam independentemente de a pessoa ter sido iniciada, porque seus sons estão diretamente ligados às atividades dos chakras, levando finalmente o praticante a um estado mais elevado. Importante é levar em conta, na sua repetição, a intenção (como em tudo o que fazemos), com seriedade e devoção, que são atributos essenciais para a prática de qualquer mantra.

As palavras possuem poder, por isso devemos ter responsabilidade ao proferí-las.

Namaste