O renomado fotógrafo abre mostra com seleção de imagens icônicas de sua trajetória

Foto: Sebastião Salgado – Serra Pelada – Pará – Brasil, 1986 (do livro ‘Trabalhadores’)

Fotógrafo há mais de 4 décadas, Sebastião Salgado é responsável por registrar cenas do cotidiano da vida de muitas pessoas que vivem às sombras da sociedade moderna e tecnológica. Salgado usa a fotografia como um testemunho ocular do mundo expressado através de seus personagens que transmitem sentimentos de medo, esperança, melancolia, brutalidade, violência, ternura, força ou desamparo. Ele vive intensamente a fotografia em sua vida e faz muito além de cliques. Sua obra é um evidente e indispensável manifesto político e social, mas uma preciosa composição artística e fotográfica.

Estar em contato com sua obra constituem ao mesmo tempo um programa cultural riquíssimo e a construção ética de qual é o nosso papel na sociedade contemporânea. Seu trabalho retrata, não só, como nos tornamos, mas presentes nos com uma nova visão do planeta. Uma nova visão sobre como destruímos e como nós devemos preservar a nossa espécie.

O que você precisa saber sobre o Sebastião Salgado

Sebastião Salgado: Genesis book signing. Photographer Sebastião Salgado. TASCHEN Store London, 12 Duke of York Square, London. April 10, 2013. Photo: Edmond Terakopian

Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Fundou em 1994 a sua própria agência de notícias, “As Imagens da Amazônia” , que representa o fotógrafo e seu trabalho. Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado, autora do projeto gráfico da maioria de seus livros, vivem atualmente em Paris. O casal tem dois filhos, o maior dos quais, Juliano Ribeiro Salgado, dirigiu o documentário incrível – O Sal da Terra sobre o seu pai com Wim Wenders que foi indicado ao Oscar 2015 de melhor documentário.

Ao longo dos anos, Sebastião Salgado tem contribuído generosamente com organizações humanitárias incluindo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional. Com sua mulher, Lélia Wanick Salgado, apoia atualmente um projeto de reflorestamento e revitalização comunitária em Minas Gerais. (Fonte: Wikipedia)

Nesse vídeo você pode assistir a uma palestra que Sebastião Salgado fez no TED entitulada “The silent drama of photography” (O drama silencioso da fotografia) onde ele conta sua história brevemente e faz um relato de como caminha a humanidade.

EXPOSIÇÃO SEBASTIÃO SALGADO – OUTRAS HISTÓRIAS
Período: De 9 de fevereiro a 3 de março
Local: Galeria Mario Cohen
Rua Joaquim Antunes, 177, cj. 12 – Jd. Paulistano
Tel (11) 3062-2084
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta, das 11h às 19h;
Sábados, das 11h às 15h
Entrada gratuita