Luz solar e força do vento: mais prós do que contras

Cada vez mais viável econômica e funcionalmente, a energia limpa resultante dessas duas fontes é alternativa que se impõe para diminuir a dependência do finito combustível fóssil e a desconfiguração ambiental traumática causada pela implantação de usinas de todo tipo.  

Vantagens da Energia Solar
– A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controle existentes atualmente.
– As centrais necessitam de manutenção mínima.
– Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
– A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
– Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Desvantagens da Energia Solar
– Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climática (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
– Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
– As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroelétrica (água).
– Os paineis solares têm um rendimento de apenas 25%.

Vantagens da Energia Eólica
– A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento.

Para a sociedade em geral
– É inesgotável;
– Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
– Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE).

Para as comunidades onde se inserem os Parques Eólicos
– Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado;
– Criação de emprego;
– Geração de investimento em zonas desfavorecidas;
– Benefícios financeiros (proprietários e regiões).

Para o Estado
– Reduz a elevada dependência energética do exterior, nomeadamente a dependência em combustiveis fósseis;
– Poupança devido à menor aquisição de direitos de emissão de CO2 por cumprir o protocolo de Quioto e directivas comunitárias e menores penalizações por não cumprir;
– Possível contribuição para outros setores da atividade econômica;
– É uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes tradicionais.

Para os promotores
– Os aerogeradores não necessitam de abastecimento de combustível e requerem escassa manutenção, uma vez que só se procede à sua revisão a cada seis meses.
– Excelente rentabilidade do investimento. Em menos de seis meses, o aerogerador recupera a energia gasta em sua fabricação, instalação e manutenção.

Desvantagens da Energia Eólica
– A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração;
– Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroelétrica.
– Provoca um impacto visual considerável, principalmente para os moradores ao redor; a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem;
– Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração;
– Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante (43dB(A)). As habitações mais próximas deverão estar, no mínimo a 200m de distância.

Fotos: Paulo Brandão/Wikimedia Commons (turbinas) e Fcuk1203/Wikimedia Commons (por-do-sol)