Designer de Informação, Eduardo fala ao PPOW sobre criar com responsabilidade ambiental

Designer de informação da dBrain, agência especializada em marketing de canais baseada de Curitiba, Paraná, Eduardo também escreve o que pensa sobre design em artigos e análises, como o texto publicado pelo PPOW, “O design como diferencial competitivo”.

Neste papo rápido, ele relaciona sua postura profissional e pessoal com conscientização e meio ambiente.

O que é um estilo de vida consciente para você?
Ter um estilo de vida consciente é estar antenado nos movimentos que acontecem no mundo. É encontrar maneiras para se relacionar com o mundo sem extrair além do que é necessário para sua existência. É ser mais coerente e menos individualista. É fazer diferente, com menos e melhor.

Você mudou algum hábito de seu dia a dia em função da preservação ou preocupação com o meio ambiente? Quais?
Quando estava na faculdade, tive a sorte de ouvir do professor Ivens Fontoura uma frase que marcou muito minha vida: “Todo designer deve ser responsável pelo lixo que ele produz”. A princípio parece uma frase tola e sem contexto. Mas nós que trabalhamos em uma profissão que tem como objetivo melhorar  as relações humanas, e para isso criamos e desenvolvemos objetos com os mais diversos materiais, temos a obrigação de explorar tudo o que traz o menor impacto ao meio ambiente. Isso com certeza me influenciou a optar por consumir produtos e materiais reciclados, biodegradáveis, que agridem menos o meio ambiente.

Qual o último lançamento ou inovação (produtos, tecnologia ou processo) com foco sustentável que você tem conhecimento dentro da sua área de trabalho? Pretende adotar?
Hoje vivemos um momento de grande apelo ao sustentável. E isso é muito bom, pois está obrigando a indústria a se adequar a essa nova maneira de consumir. Atualmente tenho me encantado muito com os carros elétricos que com certeza serão o futuro do mercado automobilístico.

O que você gosta de fazer quando não está trabalhando? Tem algum hobby? Qual?
Gosto muito de pescar. É algo que vem desde meu avô paterno e eu sempre que posso dou uma escapada para praticar a pesca.

Se tivesse super poderes o que você transformaria no mundo?
Mais tolerância e menos desigualdades sociais. Mesmo que possa parecer clichê, o melhor caminho ainda é igualdade de condições para todas as pessoas.

O PPOW tem 4 canais principais: Brilhe, Explore, Inove e Prove. Indique para cada um deles uma palavra que tenha ligação com seu estilo de vida.
Brilhe – Autêntico (ter minhas ideias e meu estilo)
Inove – Antenado (ver e ler tudo que sai de novo)
Explore – Exigente (comer e beber aquilo que me agrada e usar aquilo que é confortável pra mim)
Prove – Desafiador (conhecer lugares e pessoas)

Uma mensagem para os leitores do PPOW
O estilo de vida é algo que deve ser leve, solto e que não um fardo ou uma obrigação. Ser aquilo que os outros querem não é o ideal. O mais Importante é conhecer de tudo um pouco e definir aquilo que te deixa melhor, mais feliz. Encontrar formas mais sustentáveis e simples para ter uma vida melhor é algo que vale muito a pena.