22 de março, um dia para agir a favor do manejo sustentável da água

Em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) recomendou que um dia internacional fosse definido para comemorar a água doce. A Assembléia Geral da ONU escolheu então o dia 22 março de 1993 como o primeiro Dia Mundial da Água.

Desde então, o objetivo do Dia Mundial da Água tem sido o de concentrar a atenção sobre a importância da água e a defesa do manejo sustentável das reservas de água doce ainda disponíveis.

A cada ano, o Dia Mundial da Água destaca um aspecto específico desse recurso natural. Em 2011, a atenção internacional se volta sobre o impacto da rápida industrialização e do crescimento urbano, as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.

O tema “Água para as cidades: resposta ao desafio urbano”, destina-se a incentivar governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resposta aos desafios da gestão das águas urbanas.

Milhares de eventos, discussões e palestras em todo o mundo acontecem neste dia 22, mas várias cerimônias oficiais da data já estão em andamento desde o fim de semana em Cape Town, na África do Sul, escolhida cidade-sede deste ano.

Na foto, flagrante da “Caminhada pela Água”, manifestação que aconteceu ontem (21/03), em Cape Town

Vale uma visita ao site www.worldwaterday2011.org para mais informações e também para conferir a lista completa dos eventos (“Mês da Água e da Vida em Corumbá e no Pantanal” é um deles, no Brasil), localizados em um mapa mundi.

Banho de informação e entretenimento
Por aqui, para quem estiver em São Paulo e ainda não visitou a exposição Água na Oca, o dia não poderia ser mais propício. A mostra, inaugurada em novembro de 2010, segue até maio apresentando em intensa programação o precioso elemento nos mais diversos aspectos educativos, artísticos e sustentáveis, para desaguar numa única conclusão, hoje – Dia Mundial da Água – e para o futuro: é preciso agir pela preservação da água doce do planeta.   

Serviço

Água na Oca
Até 8 de maio de 2011
Pavilhão Lucas Nogueira Garcez (Oca)
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3, Parque do Ibirapuera, São Paulo
Terça, quarta e  sexta-feira, das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Quinta-feira, das 9h às 21h (bilheteria até as 20h)
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 20h (bilheteria até as 19h)
Não abre de segunda-feira
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Grátis para menores de 7 e maiores de 60 anos, com documento
Entrada gratuita aos visitantes no último domingo de cada mês. Agendamento para escolas.
www.aguanaoca.com.br

Fotos: Reprodução/Divulgação e Filipe Redondo (Oca)