Design inusitado de aquário reproduz formação rochosa

Um amontoado de rochas roliças, fruto de pura observação da natureza, foi o conceito que levou o escritório de arquitetura dinamarquês Henning Larsen a vencer o concurso promovido no início de 2010 pela cidade de Batumi, na República da Geórgia, para um novo aquário municipal.

Para superar os outros escritórios convidados (o alemão Drei Architekten e os americanos PJA Architects e Pryor & Morrow Architects) o projeto ganhador apostou na simplicidade da inspiração vinda das pedras que caracterizam a praia local, banhadas e esculpidas pela contínua ação das ondas do Mar Negro.

Com 2 mil metros quadrados, a nova construção se integrará ao dolfinário e ao zoológico, atrações que já compõem o Seaside Park, epicentro do entretenimento da cidade. “O aquário vai se impor como referência orgânica a todos os elementos do mar. Será um tributo ao poder dos oceanos”, explica o diretor de design Louis Becker.

A icônica formação rochosa terá no interior de cada uma de suas quatro pedras a exibição do meio ambiente marinho específico dos mares Mediterrâneo/Egeu, Negro, Vermelho e do Oceano Índico. Na conexão desses espaços, uma área central multiuso, com layout flexível e vista para o mar e a praia de Batumi, abrigará lounge, café, auditório e loja.

Como moderno centro cultural, a proposta do novo aquário é oferecer aos visitantes uma estimulante viagem visual, educacional e de entretenimento através dos mares. “Ao interagir com o entorno, o aquário vai se tornar ele próprio uma manifestação da natureza”, afirma o gerente do projeto, Anders Park.

A cidade – Capital da província de Adjara, Batumi (já citada pelo filósofo Aristóteles no século IV a.C), situa-se às margens do Mar Negro, a apenas 20 km da fronteira com a Turquia. Com 120 mil habitantes, centro turístico e movimentado porto comercial, a cidade se diferencia de outras da República da Geórgia pelas casas coloridas de múltiplas influências arquitetônicas, inúmeros cafés e restaurantes, belas praias e charmosos pequenos hotéis.


O escritório – Henning Larsen é a empresa de arquitetura mais internacional da Dinamarca. Fundada em 1959, destaca-se por projetos culturais, como museus, salas de concertos e centros de conferências, com obras recentes na Finlândia, Síria, e Espanha.

Fotos: Divulgação/Reprodução